Sônia Hess
EmpreendedoresQuem é Sônia Hess?
Sônia Hess é uma empresária brasileira conhecida como ex-presidente da camisaria catarinese Dudalina, além de ser a atual vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil. Sônia começou sua carreira na área de Marketing da Dudalina, empresa de seus pais. Em 2003, tornou-se a CEO da empresa, triplicando seu faturamento e expandido suas operações.
Quando assumiu o comando da Dudalina, no ano de 2003, Sônia Hess foi responsável por um crescimento anual de 30% na empresa até 2009. Sua relevância é tamanha que, no ano de 2013, ela foi eleita pela revista americana Fornes como a sexta empreendedora mais poderosa do Brasil.
Trajetória Empreendedora de Sônia Hess
Sônia Hess é filha de Duda e Adelina, empresários que, em 1957, criaram a Dudalina, empresa de concecções de roupas. Aos 13 anos de idade, a empreendedora foi estudar em um colégio de elite em Blumenau, onde sofreu ataques preconceituosos, sendo chamada de “colona” pelos colegas de classe.
Quanto tinha 17 anos, teve a oportunidade de morar na Espanha para estudar uma nova tecnologia de confecção têxtil. A partir daí, apesar das dificuldades apresentadas, aprendeu a costurar e a falar o idioma do país.
Em 1969, a empreendedora volta para o Brasil e reabre a fábrica da empresa em Luís Alves, no ano de 1975. Ela ensina todas as costureiras as técnicas aprendidas na Espanha, até que volta seus esforços para outra área: passou a ser a instrutora de uma equipe em uma empresa têxtil em Minas Gerais, na cidade de Montes Claros. Após um tempo, mudou-se para a área comercial da empresa, em Belo Horizonte.
Após esse período, ela decidiu mudar-se para São Paulo, ocasião em que seus irmãos viram como uma boa oportunidade para montar a estrutura comercial de Dudalina na metrópole.
Com isso, Sônia Hess passou a estudar cada vez mais sobre as áreas de marketing, gestão e outros conhecimentos estratégicos para a companhia.
Com a saída de seu irmão Armando Hess da presidência da Dudalina para ser secretario no governo de Santa Catarina em 2002, Sônia Hess foi indicada pelo conselho da empresa para assumir essa função. A partir daí, a Dudalina sofreria um crescimento operacional gigantesco.
Através do crescimento das operações para atender também ao público feminino, a Dudalina teve um crescimento acima de 30% até 2009. Um grupo americano comprou a Dudalina em 2013, mantendo a empreendedora como presidente até 2015.
Segundo a empreendedora, estudar o mercado para entender o comportamento dos clientes e dos concorrentes foi fundamental para o sucesso no empreendimento.
Além disso, Sônia Hess afirma que confeccionar produtos de qualidade por um preço acessível sempre foi um diferencial que ela gostou de manter na Dudalina.
História da Dudalina
Duda e Adelina, pais de Sônia, possuíam um comércio que vendia diversos produtos. Em uma ocasião, em 1957, depois de um erro de Duda ao comprar estoques de tecido em excesso, Sônia passou a confeccionar camisetas masculinas para contornar o prejuízo.
No entanto, o que se viu foi exatamente o oposto: a procura pelas roupas foi bastante alta, levando o casal a contratar costureiras e montar uma confecção para suprir a demanda pelos produtos. A partir de então, Duda e Adelina começaram a adquirir outras lojas.
Com o passar do tempo, a empresa foi crescendo de forma relevante, de forma que a companhia continuou em operação pela geração seguinte, com seus filhos tomando conta dos negócios.
Nessa história, Sônia Hess de Souza foi a responsável por estudar na Espanha uma nova técnica de confecção e trazê-la ao país, além de passar a estudar sobre marketing, produtos, negócios e outros assuntos de relevância para a Dudalina.
Em 2003, ao assumir a presidência da marca, Sônia Hess passou a incorporar essas visões de negócios às operações da companhia. Em 2010, a Dudalina lançou a Dudalina Feminina, marca voltada para as mulheres.
Essa expansão alcançou grande sucesso frente ao público, acarretando na criação de dezenas de lojas para a divulgação dos produtos femininos da marca.
Atualmente, a Dudalina já possui quase 3000 colaboradores ativos, diversas fábricas e mais de 100 lojas de varejo pelo Brasil. As operações da empresa de Sônia Hess já são internacionais, com franquias na Itália e no Panamá.