Suno Perfis
Sergio Rial

Sergio Rial

Perfil de Sergio Rial

Idade 64
Nome Completo Sergio Agapito Lires Rial
Nascimento 28/07/1960
Local de Nascimento Rio de Janeiro, Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Formação Economista
Ocupação Ex-CEO das Americanas (AMER3)
Conhecido Como Sergio Rial
Site Oficial https://www.santander.com.br/
Redes Sociais Linkedin

Quem é Sergio Rial

Sergio Rial é ex-CEO da Americanas (AMER3) e ex-CEO do banco Santander no Brasil desde 2016. O executivo também foi líder da empresa de alimentos, Marfrig, cargo que ocupou de 2014 até 2015. Desde 2017, Sergio é presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras – CNF.

Sergio Rial tinha como um dos principais objetivos manter a margem de lucro da instituição financeira alta. Em 2017, o Santander foi o banco do Brasil que apresentou os maiores números no quesito.

O executivo é formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Rial também tem especialização em economia pela Universidade Gama Filho.

Sua carreira em bancos começou no ABN AMRO. Na instituição ele permaneceu de 18 anos, de 1984 até 2002.

Sergio Rial ex-CEO da Americana (AMER3)

Foto: Divulgação/ Santander

Logo que o nome de Sergio Rial veio a tona como CEO da Americanas (AMER3), no final de 2022, a empresa chegou a ganhar R$ 2 bilhões em valor de mercado, no primeiro pregão após o comunicado os papéis da empresa subiram cerca de 20%.

Ele assumiu no dia 1 de janeiro de 2023, contudo, o mercado foi pego de surpresa, em apenas 10 dias a frente do cargo, Rial deixou a empresa no dia 11 do mesmo mês, isso porque descobriu um enorme rombo de R$ 20 bilhões identificado nos balanços.

Confira na íntegra a notícia sobre a saída de Sergio Rial da Americanas (AMER3)

Carreira de Sergio Rial

Foto: Beto Barata / PR

Sergio Agapito Lires Rial nasceu na data 28 de julho de 1960, na cidade do Rio de Janeiro.

Após concluir o segundo grau, se especializou em direito pela UFRJ e economia pela Universidade Gama Filho.

Em 1984 iniciou sua trajetória no universo bancário, entrando para instituição financeira dos países baixos ABM AMRO. Na organização chegou ao cargo de diretor.

Depois de duas décadas na empresa, mudou-se, em 2002, para atuar ao extinto Bear Stearns.

Após sua passagem pelo Bear, Sergio foi contratado pela empresa de alimentos Minnesota Cargill, em 2004. Na organização o executivo alcançou o cargo de vice-presidente executivo e de diretor de finanças. Deixando a empresa em 2012.

Em novembro de 2012, se tornou CEO da Divisão Seara Foods, braço do grupo Seara Alimentos. Cargo que ocupou durante dois anos.

No ano de 2014, Sergio foi contratado para presidência da Marfrig, uma das maiores empresas do mundo no ramo de alimentos à base de proteína animal. Cargo que ficou durante um ano.

Sergio foi anunciado como CEO do Santander no Brasil em setembro de 2015, cargo que assumiu em janeiro de 2016.

Entre os principais motivos da escolha dele para a posição foi o seu perfil. No mundo dos negócios, Rial é conhecido por suas atitudes espalhafatosas.

Em seu período no banco espanhol, ele nadou com tubarões em um aquário patrocinado pela empresa, se vestiu como piloto de Fórmula 1 e se tornou “homem aranha” ao chegar no palco de uma festa da instituição via rapel.

Muitos empresários encaram as atitudes como autopromoção, ainda assim ele ganhou status de estrela para os funcionários.

Rial alega que é uma forma de motivar os funcionários, além de mostrar uma imagem mais moderna da instituição financeira.

A ideia de Sergio Rial foi implementar uma cultura parecida com a empresa de Jorge Paulo Lemann, a Ab InBev. Porém, com valores diferentes da maior cervejaria do mundo.

Fotos de Sergio Rial
Sair da versão mobile