Biografia de Sergio Marchionne
Quem é Sergio Marchionne
Sergio Marchionne foi CEO da Fiat Chrysler Automobiles e presidente de empresas como FCA US LLC, Ferrari e Maserati.
Italiano, Sergio Marchionne ficou conhecido por suas observações certeiras sobre a indústria automobilística mundial. O canal de notícias CNBC, dos Estados Unidos, descreveu o executivo como “lenda da indústria automotiva”.
Já o jornal britânico Financial Times, reconheceu os feitos de Sergio com o título de “um dos mais ousados líderes empresariais de sua geração”
Ele faleceu em 2018, devido a complicações após uma cirurgia. Sergio Marchionne tinha 66 anos e uma carreira cheia de reconhecimento, com prêmios e honrarias de instituições, como da University of Windsor e da University of Toledo, ambas no Canadá.
Trajetória de Sergio Marchionne
Sergio Marchionne nasceu em Chieti, na Itália, em 17 de junho de 1952. Mudou-se ainda criança, com a família, para viver em Toronto (Canadá).
É graduado em filosofia pela University of Toronto, em comércio pela University of Windsor. Pela University of Windsor conquistou também um MBA.
Posteriormente, concluiu direito na Osgoode Hall Law School of York University, também no Canadá.
É doutorado pela Walsh College. O título é honorário e foi concedido a Sergio Marchionne em 2013.
No início da carreira profissional, entre 1983 e 1985, Marchionne atuou como contador.
Depois, no Lawson Mardon Group, Sergio Marchionne foi diretor de desenvolvimento corporativo.
Já em 1989, trabalhou como vice-presidente executivo na Glenex Industries. Saiu de lá para integrar o time da Acklands Ltd.
Na Acklands Ltd ficou entre 1990 e 1992, onde esteve a frente dos cargos de vice-presidente de finanças e diretor financeiro.
Em seguida, foi vice-presidente de desenvolvimento jurídico e corporativo e diretor financeiro do Lawson Group. Ficou na empresa por dois anos, entre os anos de 1992 e 1994.
Foi então que migrou para o Algroup (Alusuisse Lonza Group Limited) – empresa que comprou o Lawson Group, onde Sergio trabalhara anteriormente.
No Algroup fez parte dos funcionários de 1994 a 2000. Em 1997, conquistou o cargo de CEO pela primeira vez.
Após uma mudança na estrutura da empresa, Sergio saiu para se tornar diretor executivo e diretor administrativo do Grupo Lonza. No mesmo grupo foi também presidente.
O próximo passo da carreira do executivo foi na SGS S.A – no qual foi diretor executivo e diretor administrativo. Na mesma empresa, chegou ao posto de presidente.
Na Fiat, começou a carreira como membro do conselho administrativo e chegou a ser CEO um ano após sua entrada.
Um feito de sua gestão da montadora, foi a fusão da Fiat e da Chrysler, que foi concretizada efetivamente em 2014.
Com a fusão entre Fiat e Chrysler, a montadora então coordenada por Sergio Marchionne, a empresa automobilística se firmou como uma das maiores do mundo. Mas a arte de unir empresas não é fácil. Aprenda como funciona esse processo, em geral com empresas de capital aberto, clicando neste artigo sobre fusões e aquisições.