Sergio Cutolo
EconomistasQuem é Sergio Cutolo
Sergio Cutolo é vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA), além de ser membro do conselho de administração do Banco Pan S.A. e Pan Seguros S.A.
Além disso, Sergio Cutolo também foi sócio do Banco BTG Pactual (BPAC11), e ocupado a presidência da Caixa Econômica Federal.
Formado em contabilidade e com especialização em economia, Sergio tem a maior parte de sua carreira dedicado a funções no estado.
Com destaque para seu período à frente da pasta de Previdência Social e na presidência da Caixa Econômica, ambas na década de 90.
No setor privado, Cutolo ganha evidência por seu período no BTG Pactual, além de sua atuação na ANBIMA.
Trajetória de Sergio Cutolo
Sergio Cutolo dos Santos nasceu no dia 18 de dezembro de 1952, na cidade de São Paulo, Brasil.
Ainda muito jovem, Sergio se mudou para Brasília, onde cursou o secundário no Centro Integrado do Ensino Médio. Durante a primeira metade da década 70, ele cursou ciências contábeis na Universidade de Brasília (UNB).
Também pela UNB, ele realizou sua pós-graduação em teoria econômica, especialização que concluiu em 1981.
Sua primeira posição profissional de destaque foi como analista da comissão de fusão e incorporação do Ministério da Fazenda, função que permaneceu entre os anos de 1978 e 1979.
Ainda nesse período, Cutolo atuou como coordenador do Sistema nacional de Empregos e contribuiu no I Plano Trienal, no início da década de 80.
Entre 1985 e 1989, trabalhou na ala do Ministério do Trabalho responsável por questões ligadas à salário e emprego.
Antes do fim dos anos 80, ele atuou na área que lidava com salários de funcionários das empresas estatais.
Em 1990, Sergio se tornou diretor do departamento de assuntos econômicos e sociais do Ministério do Trabalho. Um ano depois, ele assumiu o posto de secretário no Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento.
Ainda no início da década de 90, Cutolo trabalhou no Programa Nacional de Desestatização e no Ministério da Previdência Social.
Em dezembro de 1993, Itamar Franco, então presidente do Brasil, nomeou Sergio para assumir a pasta da Previdência Social.
Posição que permaneceu até 1995, quando assumiu a presidência da Caixa Econômica Federal com objetivo de reestruturar o banco.
Outro ponto de sua gestão à frente da instituição financeira foi a reestruturação do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), programa de aquisição de imóveis do banco.
Cutolo ficou na presidência da Caixa até o final do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso. Em 1999, ele assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, órgão que foi extinto em julho daquele ano.
Após o acontecimento, Sergio deixou suas atividades no estado após mais de duas décadas.
Sergio Cutolo e o setor privado
Após deixar sua posição no governo de FHC, Cutolo assumiu posto como consultor do Banco Pactual, que se tornaria BTG Pactual posteriormente.
Dentro da instituição financeira, o empresário foi sócio por um período durante a década passada. Foi justamente no banco onde ele teve maior destaque no setor privado.
Ele também é membro do conselho do Banco Pan S.A. e Pan Seguros S.A..
Sergio Cutulo ainda tem atuação na ANBIMA, onde é um dos vice-presidentes da gestão de Carlos Ambrósio. Para conhecer a história de Carlos Ambrósio, leia o perfil sobre o executivo.
Fotos de Sergio Cutolo