Biografia de Sergey Brin
Quem é Sergey Brin
Sergey Brin é cofundador e ex-presidente do Google, o site de maior sucesso da história. Ele também é um dos responsáveis pelo Laboratório X, frente do grupo voltado para inovações tecnológicas como o Google Glass e o Loon.
Além disto, Sergey Brin é presidente da holding Alphabet, negócio criado para administrar as subsidiárias do grupo. Segundo a revista Forbes, sua fortuna é avaliada em US$ 89 bilhões, sendo uma das pessoas mais ricas do mundo.
Através da Alphabet, é ele quem cuida de assessorar no crescimento e diversificação da companhia de forma que a marca de maior renome não seja arranhada.
Biografia de Sergey Brin
Sergey Mihailovich Brin nasceu no dia 21 de agosto de 1973, em Moscou, Rússia. Quando tinha seis anos, em 1979, sua família se mudou com ele para os Estados Unidos.
No país da América do Norte, Sergey se formou em matemática em ciências da computação com honras pela Universidade de Mayland.
Algum tempo depois ingressou no curso de mestrado em ciências da computação da Universidade de Stanford. Também foi pela instituição que ele iniciou seu mestrado. Foi nesse período que Sergey conheceu Larry Page, com quem fundou o Google.
A empresa teve um primeiro momento complicado, mas conseguiu crescer através da qualidade de seu projeto e da aquisição de startups inovadoras do campo digital.
Em 2004, as ações do grupo foram colocadas na bolsa de valores, gerando um IPO bilionário. Desde então, a multinacional se tornou um império no campo da informática.
Diferente de seu sócio, Sergey tem uma personalidade mais extrovertida. Esse fato fez com que ele se tornasse o rosto mais conhecido da marca.
Sua principal influência na companhia se dá no campo da inovação: Brin é um dos profissionais mais influentes do principal laboratório do empreendimento.
Em 2015, a dupla lançou a holding Alphabet, negócio voltado para gerenciar o crescimento do conglomerado.
Na ocasião, Sergey assumiu o cargo de presidência e seu parceiro Larry Page se tornou o CEO.
Sergey Brin e o Google
Brin nasceu na Rússia. No entanto, ainda jovem, se mudou para os Estados Unidos. No país, ele terminou e colegial e se graduou em ciências da computação. Na área, Sergey também possui mestrado e um doutorado incompleto.
Foi no período da pós-graduação que Sergey Brin conheceu Larry Page. Juntos, os dois criaram o maior site de pesquisas da história, o Google.
Em 1996, os dois começaram a programar um site de busca em uma garagem em Menlo Park. Inicialmente, ele tentou conciliar os estudos com o projeto. Porém, sua decisão final foi de suspender o doutorado.
Em 1998, o cofundador da Sun Microsystems, Andy Bechtolsheim, investiu 100 mil dólares no projeto. Esse valor foi reinvestido na compra de aparelhos que suportariam a demanda necessária.
Ainda que o serviço de buscador tenha sido um sucesso, o grande salto de crescimento do negócio ocorreu por conta da política de investir em startups de tecnologia. Nesse período, o campo estava em plena expansão.
Desde então, o Google se posicionou como uma das maiores empresas do mundo, sendo que tem um valor de mercador superior a $400 bilhões.
O local onde Brin tem maior influência é o Google X, principal laboratório da companhia. O projeto também é conhecido como Google X Lab.
Foi nessa frente, também chamada de Google X Lab, que foram lançados diversos dos projetos mais inovadores da história da companhia.
Um dos exemplos mais famosos é o Google Glass, um gadget que busca revolucionar a interação e praticidade na utilização da internet.
O Loon também é um projeto importante do laboratório, consistindo em um balão equipado com aparelhos que permitem a conexão de internet. O objetivo é fazer com que a rede chegue a locais mais afastados do globo.
O laboratório também desenvolve um carro dirigido completamente por comandos de computador, além de outros projetos.
Criação da Alphabet
Em 2015, a Alphabet foi lançada. A holding faz parte de um processo de reestruturação da empresa visando o crescimento para novas áreas.
O objetivo de sua criação foi a formação de uma holding que comportasse todas as linhas de negócio da empresa, tendo como o Google a sua principal subsidiária.
Com a criação da Alphabet, o Google pôde manter sua marca e identidade, ao mesmo tempo em que o grupo pudesse aumentar a liberdade ao investir em novos negócios.
No ano de 2017, o grupo anunciou uma reestruturação. Dessa forma, o Google passou a se tornar uma companhia de responsabilidade limitada, o Google LLC.
Toda essa estruturação teve Sergey Brin como um dos articuladores. O objetivo é de que as ideias inovadoras do grupo continuem contribuindo na maximização do lucro da holding.
Vida Pessoal e Filantropia
Em 2007, Brin casou-se com a biotecnóloga e empreendedora Anne Wojcicki nas Bahamas. Juntos, eles tiveram dois filhos: um em 2008 e outro em 2011.
Em 2013, eles anunciaram divórcio por conta de um caso extraconjugal de Brin com Amanda Rosenberg, diretora de marketing do Google Glass. O processo de divórcio foi finalizado em 2015.
Apesar de divorciados, ele e sua ex-esposa ainda cuidam da Brin Wojcicki Foundation, fundação filantrópica que realiza doações para diversos projetos de caridade.
Brin tem origem judaica, muito embora não seja praticante. Sua mãe, Eugenia, foi diagnosticada com mal de Parkinson. Em 2008, ele fez uma doação para a Escola de Medicina da Universidade de Maryland, onde sua mãe é tratada.
Brin também é doador do partido democrata, tendo realizado diversas doações ao partido ao longo dos anos.
Em 2018, ele casou-se com Nicole Shanahan, com quem tem uma filha nascida no fim do mesmo ano.