Biografia de Ronald Coase
Quem é Ronald Coase
Ronald Coase foi o responsável pelo Teorema de Coase e vencedor do prêmio Nobel de economia em 1991. Foi também professor da University of Chicago, onde lecionou a maior parte de sua vida.
No teorema, Ronald Coase, avalia e explica razões da origem e do crescimento das firmas, assim como questões ligadas aos direitos de propriedade, externalidades e intervenção judiciária nos negócios.
O modo de pensar do autor se distanciava dos padrões de sua época, mas teorias propostas por Ronald foram de extrema importância para a economia – até hoje são usadas na economia organizacional moderna.
Dois dos trabalhos mais celebrados de Ronald são The Nature of the Firm, de 1937, e The Problem of Social Cost, de 1960.
Trajetória de Ronald Coase
Ronald Harry Coase é natural de Londres. Nasceu em 29 de dezembro de 1910.
A infância do futuro ganhador do Nobel foi difícil e marcada por problemas de saúde.
É formado em economia pela London School of Economics (LSE).
No final da graduação, na década de 1930, foi professor-assistente de economia da Dundee School of Economics and Commerce (atual University of Dundee).
Em seguida, passou a lecionar na University of Liverpool.
Entre as décadas de 1930 e 1950, Coase foi docente do departamento de economia da London School of Economics.
Nos Estados Unidos, trabalhou nas University at Buffalo e University of Virginia.
Em 1964, Ronald Coase ingressou na University of Chicago, onde permaneceu lecionando até o final de sua carreira.
Dois dos trabalhos publicados mais marcantes da carreira de Ronald são: The Nature of the Firm e The Problem of Social Cost.
O primeiro foi publicado em 1937. Nele, o economista tenta explicar porque a economia apresenta um número de firmas comerciais, em vez de consistir exclusivamente de uma multidão de pessoas autônomas independentes que contratam uma delas. “A produção poderia ser realizada sem nenhuma organização [isto é, firmas]?”.
Já em The Problem of Social Cost, lançado em 1960, o autor forneceu a ideia-chave de que não está claro onde está a culpa das externalidades. Resumidamente, ele diz que, com os custos de transação suficientes, os direitos de propriedade iniciais são importantes para a equidade e para a eficiência.
O Nobel de economia foi entregue pelo conjunto da obra de Coase, conhecido como Teorema de Coase, em 1991.
Ronald Coase faleceu em 2 de setembro de 2013, aos 102 anos de idade, nos Estados Unidos.