Rolim Amaro
EmpreendedoresQuem é Rolim Amaro
Rolim Amaro foi um piloto e empresário brasileiro, sendo uma das principais figuras da história da companhia aérea TAM, atualmente Latam Airlines, principalmente por estruturar as sinergias da companhia em seu início, através de uma série de filosofias empresarias. No qual o próprio chamava de “sete mandamentos”.
Rolim Amaro nasceu no dia 15 de setembro 1942, na cidade de Pereira Barreto, no estado de São Paulo. Logo cedo deixou os estudos para trabalhar e ajudar nos gastos em casa.
No início de sua carreira, Rolim trabalhou em diversas funções. Chegando a desempenhar funções como: assistente de mecânico, aprendiz de contador e office-boy de banco.
Com o dinheiro recebido nesse período, Amaro tirou sua brevê – documento que autoriza a pilotar aviões.
Em 1958, quando concluiu o curso para piloto, mudou-se para Londrina, no Paraná. Local onde conseguiu o primeiro emprego na aviação.
O primeiro emprego de Rolim foi na Táxi-Aéreo Star. Local onde pilotou pela primeira vez sozinho, dirigindo um Cessna 140 de dois lugares.
Alguns anos após iniciar sua carreira como piloto, recebeu um convite para um projeto na Amazônia. Sem estradas que ligassem as capitais ao restante do país, Rolim transportava em seu avião todo o tipo de carga.
Nesta mesma época, Amaro criou sua primeira empresa. A ATA – Araguaia Transportes Aéreos, teve um crescimento rápido.
Em menos de dois anos da sua criação, a companhia já contava com 15 aeronaves.
Embora Amaro estivesse crescendo com sua empresa, o convite que recebeu, no final da década de 60, pelo Grupo Ometto para entrar como sócio minoritário na Taxi Aéreo Marília – TAM fez com que ele mudasse seus objetivos.
Com 33% das ações, atuava como piloto de cargas dentro da empresa. Com o tempo, adquiriu mais ações, até que em 1972, quatro anos após sua entrada na empresa, conseguiu obter a maior parte das ações e a diretoria da empresa.
Rolim Amaro e a TAM
Rolim é responsável direto pelo crescimento da empresa. Logo no início de sua diretoria, adquiriu dez aeronaves Cessna 402, as primeiras com radar do mercado brasileiro.
Além da atualização tecnológica da empresa, Amaro inaugurou as primeiras linhas exclusivas de transporte de passageiros.
Em 1976, a mudança de nome da empresa. A Táxi Aéreo Marília passou a se chamar TAM Transportes Aéreos Regionais.
Ele também é o responsável pelo desenvolvimento da empresa em relação aos clientes. Criou os serviços de Autoatendimento e-TAM, os cartões de fidelidade e o sistema de check-in eletrônico.
Fez, também, parcerias com diversas empresas aéreas internacionais, aumentando assim, as linhas aéreas oferecidos pela companhia.
O empresário expandiu a empresa de tal maneira que, apenas nove anos após a sua posse, a companhia já havia atingido a marca de 1 milhão de passageiros.
Em 1996, juntamente com o seu irmão, João Francisco Amaro, Rolim comprou algumas aeronaves clássicas e um aeroporto desativado em São Carlos, no interior de São Paulo.
Nascia então, o Museu Asas de Um Sonho. Mantido pela TAM, é o maior museu de história da aeronáutica mantido por uma empresa privada no mundo.
Outro ponto fundamental na estratégia de crescimento da empresa, foi na estruturação feita por Amaro sobre as filosofias gerencias do negócio.
Para orientar-se e também orientar sua própria equipe, criou os sete mandamentos da empresa. No qual ele defendia uma séria de regras voltadas tanto para maximização dos lucros, como para o bom convívio entre os funcionários.
Morte de Rolim Amaro
Rolim Amaro morreu aos 58 anos, em 2001, após um fatídico acidente de helicóptero em sua fazenda em Ponta Porã, na fronteira entre Mato Grosso e Paraguai. O helicóptero perdeu o controle e caiu próximo ao vilarejo Fortuna Guazú.
A fortuna de Rolim Amaro ficou para sua esposa Noemi e seus três filhos, Maria Cláudia, Maurício e Marcos.
Rolim Amaro foi uma das lideranças nacionais de sua geração com maior destaque.