Rodrigo Abreu
ExecutivosQuem é Rodrigo Abreu
Rodrigo Abreu assumiu a posição de CEO no início de 2020. Entre os principais objetivos que o executivo terá na função, o destaque fica por conta da recuperação judicial da empresa, processo determinante para a sequência das atividades da Oi.
Além da Oi, Rodrigo Abreu é conhecido por ter ocupado cargos de destaque em outras grandes empresas, sendo que o empresário já foi presidente da TIM e da Cisco.
Formado em engenharia elétrica e com especialização na área de administração, Rodrigo tem em seu currículo a experiência de ter ocupado cargos de importância ao longa da carreira.
Sendo destaque tanto na Cisco como na TIM, Abreu foi também COO da Oi.
Além disso, o empresário ganhou maior destaque pelo contexto atual envolvendo a empresa, no qual está em recuperação judicial e sofre investigação da PF.
Trajetória de Rodrigo Abreu
Rodrigo Modesto de Abreu nasceu em abril de 1969.
Durante a infância e juventude Rodrigo estudou no Colégio São Luís. Após terminar o colegial, em 1987, Rodrigo ingressou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde se graduou em engenharia elétrica.
Ainda no campo acadêmico, Abreu possui um MBA em administração geral pela Stanford Graduate School of Business. Especialização que concluiu na virada do milênio.
No final dos anos 90, Rodrigo começou a ganhar destaque no mercado de trabalho, sendo que trabalhou durante seu MBA na McKinsey e Company, líder da área de consultoria empresarial no mundo.
Ao retornar ao Brasil em 2000, Abreu assumiu o posto de diretor na Promon Tecnologia. Empresa que permaneceu por cerca de quatro anos.
Em julho de 2004, Rodrigo assumiu o posto de presidência da empresa canadense Nortel Networks no Brasil.
Posição que permaneceu por menos de dois anos. Isso porque em maio de 2006, Abreu assumiu as funções de diretor geral para América Latina e Caribe e diretor de negócios da América Latina da Cisco Systems, empresa norte-americana especializada em TI.
Dentro da multinacional, Abreu chegou ao posto de presidente do braço da empresa no Brasil. Cargo que ocupou do final de 2008 até o início de 2013.
Em fevereiro de 2013, Rodrigo deixou a Cisco. Um mês depois o executivo se tornou CEO da TIM Brasil. Movimento que o fez ganhar destaque no mercado nacional.
Abreu ficou na posição de liderança da TIM Brasil por mais de três anos.
Após um ano empreendendo em um projeto pessoal, em março em 2017, assumiu o posto de CEO da Quod, gestora de crédito.
Negócio que permaneceria por mais de dois anos e deixaria, outubro de 2019, para se tornar o COO da Oi, em um dos momentos mais complicados da história da empresa, no qual a empresa passa por uma recuperação judicial após ter a maior dívida da América Latina.
Missão de Rodrigo Abreu na Oi
Em março de 2019, Rodrigo se tornou COO da Oi. Contudo, parte de sua contratação foi realizada pensando no empresário como substituto para o antigo CEO, Eurico Teles.
A Oi passou por um momento de reestruturação econômica, sendo que alcançou US$64 bilhões em dívida.
Desde aprovado o processo de recuperação judicial da empresa, a dívida caiu para US$14 bilhões.
Ainda assim, Rodrigo defende que algumas medida são fundamentais para retomada da empresa, entre elas o empresário elenca venda de ativos, crédito fiscal e novas dívidas com juros menores como pilares importantes.
Contudo, além da crise financeira da empresa, Abreu também que terá que recuperar a imagem arranhada da empresa, que é alvo de processo da Polícia Federal (PF) em um esquema de corrupção.
Para saber sobre a história do antecessor de Rodrigo Abreu, Eurico Teles, leia o perfil da Suno sobre o empresário.
Fotos de Rodrigo Abreu