Robinson Shiba Robinson Shiba

Robinson Shiba

Perfil de Robinson Shiba

Nome Completo Robinson Shiba
Local de Nascimento Maringá, Paraná, Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Formação Odontologia
Ocupação Empresário
Redes Sociais Facebook Twitter Linkedin

Biografia de Robinson Shiba

Robinson Shiba é um dos nomes mais conhecidos do país quando o assunto é empreendedorismo. Isso está associado não só ao seu sucesso como empresário, mas também à sua participação no programa Shark Thank Brasil.

O empreendedor Robinson Shiba se tornou dono de uma das maiores redes de comida chinesa, com diversas franquias espalhadas pela América Latina.

Quem é Robinson Shiba?

Robinson Shiba
Foto: Reprodução/ Facebook

Robinson Shiba é formado em odontologia e é responsável por criar a rede de fast food China in Box. O negócio, que começou em 1992, hoje tem mais de 140 lojas, espalhadas por diversas cidades do Brasil.

Hoje em dia, o China in Box é o principal delivery de comida chinesa nacional. E também tem relevância na América Latina, onde possui unidades no México. Assim, Shiba é um dos maiores empreendedores do Brasil.

O início de tudo

Robinson Shiba é descendente de família japonesa, nasceu em Maringá, no estado do Paraná e aos 3 anos de idade, mudou com a família para São Paulo.

Na nova cidade, os avós abriram uma loja de materiais de construção. Foi graças ao comércio, que o jovem Shiba teve sua primeira experiência com empreendedorismo e vendas.

Quando terminou a escola, Robinson optou pelo curso de odontologia, fruto da influência do seu pai dentista.

Durante a graduação, em 1986, ele foi para os Estados Unidos com os amigos para estudar inglês. Em determinado dia, teve seu dinheiro roubado.

Para continuar estudando por lá, começou a trabalhar em cozinhas de restaurantes como lavador de pratos. Depois, tornou-se entregador de pizza e outros alimentos.

Foi durante essa experiência que percebeu como comida pronta dava certo no país — e essa tendência podia crescer no Brasil também. De volta ao Brasil, finalizou a faculdade e continuou a pesquisar sobre o mercado de comida fast food, o que traria a ideia que construiu a fortuna de Robinson Shiba.

10 PERSONALIDADES

Criação do China in Box

Seis anos depois, em 1992, abriu sua primeira unidade do China in Box, no bairro de Moema, em São Paulo. Foi quando começou a vender comida chinesa em caixinhas.

Robinson Shiba só conseguiu começar o negócio graças a ajuda de sua família, que vendeu um apartamento para investir na ideia.

Uma das características do China in Box, desde o início, foi a cozinha à mostra para que os clientes vissem como os pratos são preparados. A ideia foi para driblar o estigma ruim que a culinária chinesa tem no Brasil.

A segunda loja veio um ano depois. Ao longo de 1994, o China in Box já havia quatro lojas espalhadas por São Paulo. A partir de então, Shiba não daria conta de lidar com tantos negócios em simultâneo, conforme novas lojas eram abertas. 

Foi aí que ele conheceu o sistema de franquias. Esse sistema acabou muito certo para ele, já que em 1995 ele já tinha mais de 50 lojas.

O crescimento acelerado exigiu muita disciplina de Shiba – e o investimento em boas campanhas de publicidade.

Em paralelo ao China in Box, ele também criou a rede Gendai, umas das empresas de Robinson Shiba que é especializada em comida japonesa.

EBOOK 10 LIVROS

TrendFoods

Em 2008, para gerenciar as duas redes, China in Box e Gendai, ele criou o grupo TrendFoods. Já em 2012, o TrendFoods foi adquirido, em partes, pelo fundo de investimento Laço Management – braço do grupo de investimento dos Estados Unidos.

Um dos focos do grupo se tornou expandir a abertura de lojas em shoppings center, focando no consumidor da classe C.

O grupo de Robinson Shiba chegou a 164 lojas da China in Box e 50 da Gendai espalhados por diversos estados do Brasil com essa estratégia.

Shark Tank Brasil

Robinson Shiba
Foto: Reprodução/ Twitter

Mesmo com o grande sucesso adquirido ao longo de sua carreira empreendedora, Robinson Shiba ficou ainda mais conhecido entre os brasileiros, sobretudo após sua entrada no programa Shark Thank Brasil.

Estreando no programa no ano de 2016, João Appolinário e Robinson Shiba se tornaram as duas últimas confirmações para o reality naquele ano. Na ocasião, o cantor Sorocaba e a empresária Cristiana Arcangeli também estavam fazendo parte do time.

O programa coloca grandes investidores frente a frente com empreendedores que querem buscar crescer seu negócio ou apresentar uma ideia que possa convencer os “sharks”, como são chamados os investidores, a investir neles e serem seus sócios. Robinson Shiba precisou deixar o programa em 2019 devido ao acidente que sofreu.

Acidente de Robinson Shiba

No ano de 2019, dono do China in Box teve um grave acidente de moto e foi hospitalizado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A gravidade da situação fez com que o empresário entrasse em coma induzido, estado que permaneceu durante meses.

Somente 2 anos após o acidente ele finalmente saiu do hospital, porém acabou tendo que dar continuidade ao seu processo de recuperação. Durante esse período, através de fisioterapia, ele voltou a falar, algo que não conseguia mais até então. Além disso, o tratamento fez com que ele voltasse a ter suas atividades motoras.

Pouco a pouco ele se recupera e compartilha periodicamente isso aos seus seguidores em suas redes sociais. A história de Robinson Shiba marca a superação de um dos homens mais importantes do empreendedorismo brasileiro.

O que achou da trajetória de vida de Robinson Shiba? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção. 

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Ler mais

Perfis Relacionados a Robinson Shiba

Compartilhe sua opinião