Roberto Justus
EmpreendedoresQuem é Roberto Justus?
Roberto Justus é um empreendedor, apresentador, publicitário e artista brasileiro. Conhecido por ser, por muito tempo, o homem forte do Grupo Newcomm, uma das empresas de comunicação de maior prestígio e mercado no país e na América Latina e que Roberto criou no final da década de 90. O empresário ficou conhecido como uma personalidade de TV, já tendo apresentado alguns reality shows.
Em 2004, Roberto Justus começou a dividir seu tempo entre empreender e ser uma personalidade de televisão. Seu estilo e personalidade fizeram sucesso com o público, principalmente pelo fato dele passar suas experiências profissionais e dar dicas de como e onde investir dinheiro.
Assim, mesmo após se formar em administração de empresas, a biografia de Roberto Justus é diretamente ligada ao campo da publicidade. Posteriormente, seu primeiro negócio no meio foi como sócio da agência Fischer & Justus Comunicação, que cresceu de forma acelerada e, em pouco tempo, se tornou uma das referências do mercado.
Biografia de Roberto Justus
Roberto Luiz Justus nasceu no dia 30 de abril de 1955, na cidade de São Paulo, Brasil. Após terminar o colegial, Roberto então ingressou na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no curso de administração de empresas.
Em 1981, ele foi um dos sócios fundadores da Fischer & Justus Comunicação. Quatro anos mais tarde, ainda nos anos 80 a empresa se fundiu com a X & Y, dando origem a F, J, Y & R. O executivo foi influente no negócio até a década de 90.
Seis anos após sua criação, em 1987, se elegeu a empresa como a Agência do Ano, em que se condecorou com dois leões, no Festival de Publicidade de Cannes.
A parceria com a multinacional estadunidense dura até 1989. Após ser desfeita, o grupo passa a ser conhecido como Fischer Justus Comunicação. O negócio de Justus continua evoluindo na década de 90, um dos nomes de maior prestígio no meio. Tanto que, em 1996, ele é o Publicitário do Ano.
Também no período, ele é eleito como Líder Empresarial, prêmio concedido pelo jornal Gazeta Mercantil. Em 1998, Roberto fundou a Newcomm Comunicação. Durante quase duas décadas, o executivo foi o líder da empresa, esta que fez parceria com o grupo inglês Cordiant tempos depois.
Em 2004, a Cordiant é adquirida pela holding britânica WPP. Uma das maiores do mundo no setor. Ele também foi responsável pela negociação onde a Newcomm se tornou parte da holding britânica WPP. Grupo Newcomm nasceu deste processo. Roberto foi a liderança por mais de uma década.
Entre 2004 e 2017, Justus dividiu seu tempo entre o mundo dos negócios e sua carreira na televisão. No final de 2017, ele encerrou suas participações na Newcomm. A explicação para deixar a empresa criada por ele: buscar novos desafios e — principalmente — se dedicar mais a carreira televisiva.
Roberto Justus na TV
Desde 2004, o empreendedor Roberto Justus é uma figura presente na televisão brasileira. Sendo que ele já trabalhou como apresentador das trações: “O Aprendiz“, “Um Contra Cem“, “Topa ou Não Topa“, “A Fazenda” e “Power Couple Brasil“. Entre 2012 e 2016, o empresário teve seu próprio talk show, o “Roberto Justus +“.
Sua personalidade o colocou em evidência. A história da construção da fortuna de Roberto Justus, serviu de motivação para parte da audiência. Ao final de 2017, Roberto Justus passou a dedicar a maior parte de seu tempo a carreira artística e a diversificação de investimentos e de sua área de atuação.
Reality Show O Aprendiz
Entre os programas de TV de Roberto Justus é marcante a presença do reality show “O Aprendiz”, na Rede Record. Esse trabalho que começou no ano de 2004, foi inspirado no sucesso americano “The Apprentice” do canal NBC. Nos EUA, o programa pertence ao ex-presidente e empresário Donald Trump.
Roberto Justus ficou 6 edições na apresentação de “O Aprendiz”. Até que no ano de 2009, ele foi para o SBT, onde ficou a frente de outros projetos, como o programa “Topa ou não Topa” e “Um Contra Cem”, que tinham o caráter de game shows.
Posteriormente, Roberto Justus retornou à Rede Record. No ano de 2012, iniciou seu novo projeto de talk show que trazia convidados conhecidos para discutir assuntos relevantes, no programa chamado Justus+.
No ano seguinte, Justus voltava apresentar mais uma edição de “O Aprendiz”, mas dessa vez trazendo participantes antigos do programa. A ideia era abordar uma edição de retorno e relembrar o programa que fez sucesso na Rede Record anos antes.
A Fazenda
Após apresentar a edição especial de “O Aprendiz”, Justus foi inserido em outro projeto importante da Rede Record, o reality show A Fazenda. O programa viria para representar a versão brasileira de “show The Farm”, que passava na RecordTV desde meados de 2009.
A Fazenda se tornou um dos principais programas da Rede Record, obtendo uma boa audiência. Ele teve a apresentação liderada por Britto Júnior, e em seguida recebeu Roberto Justus. Depois dele, Marcos Mion passou a apresentar o reality show. Por fim, a próxima edição foi liderada por Adriane Galisteu.
Até o ano de 2021, se tinham 13 temporadas realizadas no total. Roberto Justus foi apresentador de A Fazenda nas edições de 2015 a 2017. Os diferentes participantes do reality show passam por provas típicas de um ambiente rural.
Eles ficam confinados e sem contato com os meios de comunicação, incluindo televisão e internet. As câmeras captam todas as ações dos participantes 24 horas por dia, em que são eliminados até se ter um vencedor ao final da edição.
Power Couple Brasil
A trajetória de Justus como apresentador não parou por aí. No ano de 2016, começou a comandar um novo programa. Dessa vez, era o reality show Power Couple Brasil, que contava com a participação de casais conhecidos no cenário brasileiro.
Power Couple Brasil se trata de um reality show brasileiro que estreou na RecordTV com o próprio Roberto Justus. Em seguida, foi apresentado por Gugu Liberato. Tempos depois, a edição de 2021 passou a ter o comando de Adriane Galisteu.
Power Couple Brasil mostra a vida de casais de famosos, em que se tem diversas provas que demonstram o conhecimento que eles possuem entre si como casal. Assim, se tem a eliminação de um casal por semana, e o último a ficar é o vencedor do programa e recebe o prêmio.
Roberto Justos no mercado financeiro
Mas além da televisão e sua atuação midiática, Roberto Justus também ficou muito conhecido pelo empreendedorismo. Em uma de suas negociações mais importantes, vendeu a Newcomm, que era sua empresa de publicidade.
No ano de 2017, se tornou sócio da Nest Asset Management. Está é uma gestora que atua na administração de 3 fundos. Os planos de Justus estão em atuar em uma nova empresa, a Legend. Nesse novo empreendimento, ele pretende gerenciar grandes fortunas, através do conceito de “wealth management”.
Roberto Justus já revelou que a maioria de seus investimentos se encontram no exterior. Além disso, ele aponta que se considera um investidor com perfil agressivo, ao passo que sua pretensão é alocar recursos em ativos atrelados no que ele considera como moedas fortes.
No ramo se criptomoedas, Justus tem o seu próprio token, a WiBX. Apesar de mostrar por um bom tempo sua resistência com investimentos em criptomoedas, como o próprio Bitcoin, ele acabou mudando de posição, apresentando o seu próprio projeto cripto.
O Brasil passou então a reconhecê-lo como um empresário de sucesso. Mas este reconhecimento vai muito além de sua figura pública em “O Aprendiz”, já que ele alcançou fortuna em seus investimentos no mercado financeiro, e então, as empresas de Roberto Justus apresentaram resultados relevantes.
Vida pessoal de Roberto Justos
Depois de toda sua trajetória na TV, a Rede Bandeirante escalou Roberto Justus novamente para o comando de “O Aprendiz”, no ano de 2018. Em julho de 2021, Justus anunciou que o programa deve ser lançado novamente em março de 2022.
Em sua vida pessoal, a história de Roberto Justus inclui seus 5 filhos, que vieram de seus 4 casamentos. Uma de suas ex-esposas é Sasha Cryzman, com quem teve 2 filhos, Ricardo e Fabiana. Ele também se casou com Gisela Prochaska, relacionamento este que gerou a filha Luiza.
Além disso, se casou com Adriane Galisteu, e em seguida, após o divórcio, com Ticiane Pinheiro. Foi da relação com a apresentadora que veio sua filha Rafaella. Apesar disso, acabou se divorciando de Ticiane no ano de 2013. Assim, ele se casou com Ana Paula Siebert, oficializado em 2015. A relação com Ana gerou uma nova filha, chamada Vicky.
Roberto Justus também atuou como escritor. Assim, ele é autor do livro “Construindo uma vida: trajetória profissional, negócios e O aprendiz”. Entre as premiações recebidas, Justus se tornou Ícone da Propaganda Brasileira no 4.º Fórum de Marketing Empresarial de um Grupo de Líderes Empresariais e da Editora Referência.
Do mesmo modo, Roberto Justus foi considerado um dos 100 executivos com a melhor reputação no Brasil, por uma pesquisa da empresa europeia Merco, realizada no ano de 2013.
O que você achou da trajetória de vida de Roberto Justus? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.
Fotos de Roberto Justus