Robert Kiyosaki
EmpreendedoresQuem é Robert Kiyosaki
Robert Kiyosaki é um empresário, economista, investidor e, principalmente, escritor. Seu nome ficou mundialmente conhecido através de suas obras literárias, entre elas está “Pai Rico, Pai Pobre”, um livro de economia com 26 milhões de cópias vendidas. Todavia é uma obra que gera debates dentro do campo.
Robert Kiyosaki também se destaca como um dos defensores de que assuntos ligados a economia devem ser ensinados desde cedo. Segundo Kiyosaki a capacidade de fazer uma análise técnica sobre como investir dinheiro é fundamental para que a pessoa alcance a saúde financeira.
Desde jovem Robert tinha o desejo de viajar o mundo, vontade que o fez entrar e ser formar pela Marinha Mercante.
Após se formar, Kiyosaki foi contratado pela Standard Oil Company, todavia teve que deixar o grupo pois foi chamado a servir na Guerra do Vietnã.
Em sua volta após a guerra, Robert trabalhou na Xerox. Posteriormente abriu sua própria empresa, a Cashflow Technologies.
Porém, foram os seus livros que construíram o patrimônio de Robert Kiyosaki, sendo que ele é autor de diversas obras.
Destaque, principalmente, para”Pai Rico, Pai Pobre”; seu livro mais vendido e que defende a ideia de que a consciência econômica é essencial no crescimento financeiro.
Mas a obra gera debate no meio, sendo que muitos o acusam de inventar histórias, além de questionar a veracidade das práticas.
Outro destaque da biografia de Robert Kiyosaki é sua defesa do ensino sobre finanças como parte da escola de base.
Carreira de Robert Kiyosaki
Robert Kiyosaki nasceu no dia 8 de abril de 1947, na cidade de Hilo, nos Estados Unidos.
Como o grande objetivo de sua juventude era viajar, Robert viu no ingresso a Marinha Mercante uma forma de alcançar seu desejo.
Depois de se formar na Marinha Mercante, Robert foi contratado pela Standard Oil Company, empresa que chegou a ser responsável por 90% do mercado de refinaria norte-americano e fundada pelo empresário John Rockefeller em 1870.
Kiyosaki participou da Guerra do Vietnã, onde ficou até 1974. Em sua volta, ele foi contratado pela empresa Xerox, período em que trabalhou com vendas pela primeira vez.
Sua experiência na Xerox foi fundamental para que ele decidisse abrir seu próprio negócio.
Tanto que fundou a Cashflow Technologies na sequência.
Um dos destaques desta empresa foi na criação de jogos voltados à educação financeira.
Todavia, ele dividiu seu foco entre o empreendedorismo e a criação de obras direcionadas ao mundo dos negócios.
Em sua carreira ele lançou 15 livros, sendo que Sharon L. Lechter teve participação como coautora na criação de vários deles. Isto porque, segundo o próprio Robert, sua habilidade de escrita era limitada.
Durante sua carreira ele também trabalhou como colunista de jornal, chegando a ter coluna na Time Magazine.
“Pai Rico, Pai Pobre”
Em 1997, Kiyosaki lançou, em parceria com Lechter, seu livro “Pai Rico, Pai Pobre”.
A obra se tornou o escrito mais popular do empresário, sendo que foram 26 milhões de cópias vendidas, traduzida em 40 idiomas e com circulação em mais de 80 países do mundo.
No livro, ele – teoricamente – conta a experiência real do porquê uma pessoa se torna bem-sucedida e outra não.
Sua principal defesa está ligada em como para conseguir a independência financeira é necessário que a pessoa saiba fazer investimentos.
Além disto, Robert também defende que o entendimento de que um ativo que gera renda é fundamental para alcançar este caminho.
Estas estão entre as ideias da obra, porém, a veracidade do relato e aplicação prática dos ensinamentos são questionadas.
Muitos defendem que Kiyosaki não vivenciou aquilo.
De qualquer forma, este e outros livros de Robert Kiyosaki são utilizados por quem busca ganho de capital e, posteriormente, independência financeira.
Fotos de Robert Kiyosaki