Renato Franklin
ExecutivosQuem é Renato Franklin
Renato Franklin é CEO da Movida, segunda maior locadora de automóveis do Brasil e que faz parte do Grupo Júlio Simões Logística (JSL) desde 2013. Foi sob a gestão de Renato que a empresa realizou seu IPO, em 2017.
Além disso, Renato Franklin também é conhecido por sua trajetória na Vale, sendo que permaneceu na empresa por mais de uma década.
Formado em administração, Renato Franklin ainda tem graduação em contabilidade e especialização na área de gestão de pessoas.
O executivo ficou na Vale entre 2003 e 2013. Ele também tem breve passagem pela Suzano.
Em 2014, Franklin se tornou CEO da Movida, onde é um dos responsáveis pelo crescimento e expansão da empresa.
Trajetória de Renato Franklin
Renato Horta Franklin nasceu no dia 15 de julho, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Após concluir o ensino médio, Renato ingressou na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), onde cursou administração de empresas entre 1998 e 2002.
Posteriormente, Franklin cursou ciências contábeis pelo Cento Universitário UNA. Ainda no campo acadêmico, possui MBA em finanças pelo Ibmec, uma pós-graduação na área de gestão de pessoas pela Fundação Dom Cabral de Belo Horizonte e especialização em liderança pelo IMD.
Franklin começou sua carreira como trainee no Banco Rural, onde permaneceu entre 2001 e 2003. Em 2003, ele iniciou sua carreira como consultor de investimentos da Autonomos, área em que trabalhou por dez anos.
Ainda em 2003, o executivo foi contratado como trainee da Vale. Três anos mais tarde, em 2006, foi promovido para função de analista financeiro.
Ao longo dos mais de dez anos que Franklin permaneceu na Vale, ele ocupou diversas posições dentro da multinacional. Entre elas, estão: gerente de projetos, por cinco anos; gerente global de aquisições, por um ano, e gerente-geral de Aquisições, por três anos.
Nesta última posição, foi o responsável por prospectar novos negócios, além de planejar o desenvolvimento do grupo. Além disso, o empresário foi importante figura em fechar contratos de longo prazo em nove da Vale.
Em outubro de 2013, Franklin deixou a multinacional para assumir a posição de head da Suzano Papel e Celulose, onde permaneceu por 8 meses. No início de 2014, assumiu o posto de CEO da Movida.
Renato Franklin e a Movida
Quando Franklin foi convidado para assumir posto na Movida Rent a Car, a empresa paulistana possuía porte médio. Na época, seu nome foi escolhido por Fernando Simões, acionista do JSL, para dar um novo rumo ao negócio.
Entre as políticas implementadas por Franklin, um dos principais diferenciais foi o investimento no campo digital da empresa. Outra aposta utilizada foi entender os valores e a cultura do brasileiro. Segundo seu cálculo, é mais seguro e barato alugar um carro do que ter um.
Tais ideias contribuíram para que, no final de 2015, o grupo fosse responsável pela segunda maior frota nacional, com mais de 65 mil carros. Além disso, o negócio ampliou seu ramo de atuação para locações nas áreas portuária e rodoviária.
Em 2017, Franklin foi o homem à frente do IPO. Na ocasião, a empresa arrecadou mais de R$ 600 milhões. O montante serviu para o processo de expansão da Movida.
Tais fatores contribuíram para que Renato Franklin se tornasse um dos diretores executivos de destaque no país. Para entender a função e importância de um CEO, leia o artigo da Suno sobre tal cargo.
Fotos de Renato Franklin