Biografia de Rachel Maia
Quem é Rachel Maia
Rachel Maia é uma das empresárias com carreira de maior sucesso do país. Ela foi a grande responsável pelo crescimento da joalheria dinamarquesa Pandora no objetivo de conseguir mercado no país, na multinacional a empresária trabalhou como CEO por quase oito anos, deixando o cargo em abril de 2018, após mudanças na estratégia de globalização do grupo.
Desde 2017, Rachel Maia faz parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Rachel também é conhecida por sua militância a favor da maior diversidade no alto escalão de grandes empresas.
A família de Rachel Maia vivia na Zona Sul da cidade de São Paulo, em sua infância. As condições eram humildes.
Ela graduou-se em ciências contábeis pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU. A executiva também possui especialização pela Universidade de Harvard e pela Universidade de São Paulo – USP.
Seu primeiro emprego foi no início da década de 90, no período Rachel conseguiu um cargo na área de contabilidade na rede de conveniências Seven-Eleven.
Após sair do grupo, se mudou para o Canadá com objetivo de estudar inglês. Período que foi determinante para o seguimento de sua carreira.
Em seu retorno ao Brasil assumiu o cargo de gerência na empresa farmacêutica Norvatis.
Por um acaso e despretensiosamente, ela caiu no mercado de luxo no início da primeira década dos anos 2000.
A multinacional do segmento Tiffany’s estava buscando um profissional do gênero feminino com especialidade na área contábil e que fosse fluente em inglês.
Durante oito anos Rachel foi CFO da Tiffany & Co. no Brasil.
Em 2009, Maia aceitou um novo desafio. O de trabalhar no processo de implementação do grupo dinamarquês Pandora no Brasil.
Como CEO ela contribuiu para que a empresa fosse de duas lojas no país, em 2009, para mais de 100 unidades em 2018.
Por uma mudança global do grupo, Rachel deixou o cargo de CEO no início de 2018.
Maia também é conhecida por sua liderança em prol de questões igualitárias no mercado de trabalho, fazendo parte de grupos de grandes empresárias que têm seus objetivos voltadas a causa.
Carreira de Rachel Maia
Rachel O. Maia nasceu no ano de 1971, na região de Cidade Dutra, Zona Sul da capital paulista.
Maia é a caçula de sete irmão, na época também viviam dois primos juntos de sua família.
Em sua juventude, Maia aprendeu a dividir, dar valor nas coisas que tem, além de entender a importância de sempre olhar pra frente com otimismo, conta a própria em entrevista concedida à Época, em 2018.
A empresária se formou em contabilidade pela FMU, logo após foi contratada para área de contabilidade da Seven-Eleven.
Na década de 90 a rede deixou de atuar no Brasil. Com o dinheiro da rescisão, Maia tomou a decisão de investir em sua formação.
Se mudou para o Canadá com objetivo de aprender inglês e fazer cursos ligados ao setor de administração.
No final da década de 90 ela retornou ao Brasil, na época assumiu a gerência da Norvatis.
O objetivo de Rachel era se manter entre os setores automobilísticos ou farmacêuticos, porém um acaso a levou para o universo dos artigos de luxo.
Em 2001, ela foi contratada pela joalheria Tiffany. O grupo buscava uma pessoa com o perfil de Maia.
Oito anos mais tarde a empresário assumiu o desafio de se tornar CEO da Pandora.
Graças a sua estratégia de crescimento o grupo dinamarquês ganhou espaço no mercado nacional, atingindo mais de 100 lojas nos 8 anos que Rachel esteve à frente da companhia no país.
Rachel Maia é um exemplo na busca por igualdade racial e de gênero no mercado de trabalho, a própria gosta de defender que ela representa apenas 0,4% do universo de presidentes do país.