Philip Kotler
EmpreendedoresQuem é Philip Kotler
Philip Kotler é um estudioso norte-americano da área de economia, principalmente no campo do marketing. Com diversos livros e artigos publicados sobre o tema, Philip se tornou uma das principais referências de sua época para a frente, tendo influência direta em assuntos como endomarketing.
Philip Kotler ainda tem boa parte de sua trajetória voltada ao campo acadêmico, tanto como professor, quanto como pesquisador.
A influência de Philip para a área lhe rendeu o apelido de “Pai do Marketing“.
Formado e com Ph.D. em economia, Kotler tem a maior parte de sua carreira como professor da escola Kellogg School of Management.
Kotler ainda acumulou algumas premiações durante sua carreira. Em 2005, ele ficou na quarta posição do ranking da Financial Times de “maior guru dos negócios”. Três anos mais tarde, em 2008, o economista ficou na sexta colocação da lista de pessoas mais influentes no universo dos negócios.
Ele também leva o título de “maior especialista de marketing“, nomeação concedida pelo Management Centre Europe.
Trajetória de Philip Kotler
Philip Kotler nasceu no dia 27 de maio de 1931, na cidade de Chicago, Estados Unidos.
Filho de imigrantes ucranianos, Philip passou a infância e a juventude na cidade de Chicago, lá ele se formou no colegial.
Em 1951, Kotler ingressou na Universidade DePaul, contudo ficou apenas dois anos na instituição. Isso porque, em 1953, ele foi aceito no programa de mestrado (MBA) em economia da Universidade de Chicago. Algo raro, afinal ainda não havia concluído a graduação.
Em 1956, Philip concluiu, pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), seu Ph.D. no campo econômico.
No MIT, Kotler foi contemporâneo de nomes como Paul Samuelson, Robert Solow e Milton Friedman. Posteriormente os três viriam a ser condecorados com o Prêmio Nobel de Economia.
Ainda no campo acadêmico, Kotler tem pós-graduação nas áreas de: ciência comportamental, pela Universidade de Chicago, e matemática, pela Universidade de Harvard.
Em 1962, Philip foi contratado para a função professor de marketing na escola Kellogg School of Management, da Universidade de Northwestern. Instituição na qual leciona há quase seis décadas.
Ao longo de sua trajetória, o estudioso também fez parte do conselho de diversas empresas, prestando serviços voltados, principalmente, para as áreas de marketing e planejamento. Incluindo marcas como: General Eletric, Merck, Bank of America, Honeywell, Motorola, Michelin, IBM, entre outras.
Obra e influência de Philip Kotler
Trabalhando com marketing desde o início dos anos 60, a obra de Philip revolucionou o meio.
Kotler é, por exemplo, o inventor de ideias como a do Demarketing, o marketing social, entre outros importantes conceitos para o tema.
Philip defendia que o marketing devia ter preocupações além do que fosse voltado exclusivamente para questões comerciais. Problemas sociais e ambientais também devem ter ‘peso’ na elaboração de um projeto.
Entender o consumidor como parte fundamental de um produto também é uma ideia pregada por Kotler em suas obras.
Entre suas obras, alguns livros de maior destaque são: Marketing de A a Z (2003), Administração de Marketing (2005), Marketing 3.0 (2010), Capitalismo e Confronto (2015) e Marketing 4.0.
As ideias e trabalhos de Philip Kotler contribuíram e contribuem como diferencial para diversos empreendedores em um mercado competitivo. Para entender as particularidades e como um mercado competitivo afeta um investidor, leia o artigo da Suno sobre o assunto.
Fotos de Philip Kotler