Peter Thiel
EmpreendedoresPeter Thiel se tornou um dos grandes nomes do empreendedorismo. Por conta do seu sucesso como empresário e por ser um dos mais relevantes investidores do mundo, ele construiu um patrimônio bilionário, se tornando uma das pessoas mais ricas do mundo.
Além disso, Peter Thiel é uma das referências do mercado financeiro, servindo de inspiração para boa parte dos investidores e empreendedores que querem obter sucesso em seus negócios.
Quem é Peter Thiel
Peter Thiel é um dos fundadores do Paypal, um dos sites mais inovadores da internet, vendido para o eBay por um valor bilionário. Peter também é um investidor de risco, sendo que ele é o responsável pela criação do fundo de investimento Clarium Capital, o empresário é reconhecido no mercado financeiro por ser o primeiro grande investidor da rede social Facebook.
Além disso, Peter Thiel é conhecido por suas ações ligadas a filantropia e por seu posicionamento político, em que ele cobra menor participação do estado no setor privado. O executivo está entre as pessoas mais ricas do mundo.
Nesse sentido, segundo o ranking da Forbes 2022, a fortuna de Peter Thiel está estimada em 4,7 bilhões de dólares. Montante que o coloca na 567ª da lista de bilionários da revista.
Trajetória acadêmica de Peter Thiel
Peter Andreas Thiel nasceu no dia 11 de outubro de 1967, na cidade de Frankfurt, Alemanha.
Por isso, por seu pai ser funcionário de empresas de mineração, ele teve uma juventude itinerante, sendo que antes de se estabelecer definitivamente nos Estados Unidos, morou um tempo na Namíbia.
Portanto, quando sua família se estabeleceu nos Estados Unidos, Califórnia, ele conseguiu concluir sua formação. Desde pequeno ele mostrava ser um prodígio da matemática, criando uma certa expectativa em cima do futuro dele.
Além disso, Peter ressolveu seguir para outra área, após concluir o colegial na San Mateo High School, ingressou no curso de filosofia na Universidade de Stanford.
Em 1989, concluiu a graduação e, três anos depois, se tornou doutor em jurisprudência pela Stanford Law School.
O início de Peter Thiel no mercado financeiro e digital
Formado em filosofia e com especialização em jurisprudência, seu primeiro emprego foi em um escritório de advocacia Sullivan & Cromwell.
Mas como não se identificou com a área, em pouco tempo buscou outro emprego, quando foi contratado como operador pelo banco de investimentos Credit Suisse. Dando uma chance ao seu talento com a matemática.
Como Peter Thiel alcançou o sucesso?
Assim, o grande sucesso de Peter Thiel na época foi perceber como o mercado estava se moldando e o rápido avanço tecnológico de algumas áreas.
Sendo assim, essa experiência abriu a visão dele em relação ao mercado e percebendo o crescimento de empreendimentos voltados ao campo digital, Peter decidiu investir em algumas startups.
Entre elas, aceitou colocar seu dinheiro na criação de um site que preencheria a lacuna existente no assunto “pagamentos online”, o Paypal(PYPL34).
Criação do Paypal
A fundação do Paypal ocorreu em 1998 por Max Peter Thiel, Luke Nosek, Levchin e Ken Howrey. A sua criação se deu em uma época em que não existiam outras formas de pagamento além dos cheques e transferências bancárias.
Inicialmente, o Paypal veio com o nome de Confinity, que associava as palavras “confidence” e “infinity” (“confiança” e “infinito”, em português). No início ele funcionava apenas como um sistema de transferências de recursos financeiros entre os usuários.
Portanto, no início eram oferecidos US$ 10 pela entrada de novos usuários e por indicações. Isso auxiliou no processo de crescimento inicial de clientes e foi pouco a pouco evoluindo com o passar do tempo.
Com isso, os vendedores do eBay passaram a aderir mais o Paypal, ao passo que também surgiram novos concorrentes, como PayMe, Dotbank e X.com. Um dos concorrentes da empresa, a X.com, tinha como líder o bilionário e investidor Elon Musk, que oferecia até o dobro de recompensa aos novos usuários.
Cerca de 2 anos após sua fundação, o PayPal se fundiu com a X.com, tendo Bill Harris como líder. Além disso, Elon Musk se torna o presidente da empresa, e Peter Thiel assumiu o cargo de diretor financeiro.
Nesse cenário, o Paypal acabou gradualmente se tornando uma verdadeira revolução nas compras online. No ano de 2002, o eBay comprou a empresa por 1,5 bilhão de dólares. A participação de quase 4% lhe rendeu 55 milhões de dólares.
Fundos de Peter Thiel
Com o valor adquirido na venda do Paypal ele empreendeu em algumas frentes do mercado financeiro com o lançamento de fundos, como: Clarium Capital, Founders Fund, Valar Ventures.
A Clarium Capital se trata de fundo de hedge com foco em empreendimentos que estão em fase inicial. Atende pessoas físicas e empresas, e oferece serviços como planos de pensão, participação de lucros e gestão de patrimônio. Seu investimento se dá tanto na renda fixa como em ações de empresas. A criação do fundo foi por Peter Thiel e Bill Calayag.
Sendo assim, já o Founders Fund é uma empresa com foco principal em capital de risco. O fundo surgiu em 2005 e tem empresas como PayPal, Facebook, Nubank, SpaceX, Palantir Technologies e Spotify em seu portfólio.
Por isso, alguns dos investimentos da Founders Fund incluem o segmento de inteligência artificial, computação, energia, aeroespacial, saúde e empresas relacionadas a internet .
Além disso, ele incorporou em seus negócios a Palantir Technologies, uma empresa de análise de dados que possui uma avaliação, em 2005, com o valor de 20 bilhões de dólares. Sua principal característica no mundo dos negócios é investir em ações de risco.
Peter Thiel e o Facebook
Thiel é um investidor que tende a apostar em capital de risco, além de buscar ideias inovadoras no campo digital.
Nesse sentido, sua ação mais bem-sucedida no campo foi ao investir no Facebook (FBOK34). Sendo que Peter foi o primeiro investidor da rede social. O empresário chegou a ter 26 milhões de ações da companhia.
Portanto, após o IPO da multinacional, ele vendeu a maior parte pelo valor de 1 bilhão de dólares.
Ainda assim, Peter Thiel é um dos nomes mais lembrados quando se conta a história do Facebook, isso porque ele contribuiu diretamente com o sucesso da rede social criada por Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, entre outros.
De Zero a Um de Peter Thiel
Em setembro de 2014, Peter Thiel também se tornou conhecido por escrever o livro “De Zero a Um”, cujo foco principal é o empreendedorismo. Por isso, em sua obra, ele mostra casos de sucesso do Vale do Silício, onde surgiram algumas das maiores startups de tecnologia do mundo.
Assim, o criador do Paypal sustenta que a inovação é um dos pilares fundamentais para o sucesso nos negócios. Portanto, a ideia do livro surgiu a partir das anotações de um aluno sobre as ideias de Peter Thiel e serviu como inspiração para um dos maiores livros de empreendedorismo do mundo.
O que achou da trajetória de sucesso de Peter Thiel? Deixe nos comentários a parte que mais lhe chamou a atenção.
Fotos de Peter Thiel