Pedro Guimarães
ExecutivosQuem é Pedro Guimarães
Pedro Guimarães é ex-presidente da Caixa Econômica Federal, o quinto maior banco presente no Brasil em lucro, entre instituições privadas e públicas.
Pedro Guimarães é sócio do banco de investimento Brasil Plural e especialista em processos de privatização. Ele é mais um dos nomes de confiança do ministro da Economia Paulo Guedes.
Guimarães assumiu o cargo em sete de janeiro de 2019 e, na cerimônia de posse, afirmou que quer reverter a dívida da Caixa Econômica Federal.
No currículo, Pedro Guimarães tem o assessoramento para a privatização do Banespa, antigo banco estadual do estado de São Paulo. Também participou do processo de IPO da BB Seguridade.
Trajetória de Pedro Guimarães
Pedro Guimarães é um profissional doutorado em economia na University of Rochester, nos Estados Unidos.
No mercado financeiro, atua há cerca de 20 anos.
Pedro Guimarães conheceu Paulo Guedes, o ministro da Economia, enquanto trabalhava no banco BTG Pactual. Na época, Guedes era sócio da instituição.
Entre os escolhidos por Guedes para postos estratégicos, como Roberto Castello Branco, na Petrobras, e Rubem Novaes, no Banco do Brasil, Pedro Guimarães se assemelha pelo perfil econômico liberal. Outro perfil semelhante é o de Salim Mattar, que está na secretaria de Privatizações.
O Brasil Plural, instituição especializada em investimentos, foi fundado em 2009. Entre os sócios, estão Rodolfo Riechert e Eduardo Moreira.
De acordo com o jornal Estadão, uma das primeiras medidas que Pedro Guimarães estuda na Caixa Econômica Federal é o plano de demissão voluntária que visa poupar R$ 2 bilhões ao ano.
Assim como a Caixa, presidida por Pedro Guimarães, saiba quais são os principais tipos de bancos do Brasil e as diversas subcategorias, entre elas comerciais, de investimentos, de desenvolvimento e múltiplos.
Fotos de Pedro Guimarães