Paulo Geyer
EmpreendedoresQuem é Paulo Geyer
Paulo Geyer foi um executivo brasileiro que teve muita influência no século passado, sendo que ele foi um dos principais responsáveis pela implementação e desenvolvimento da indústria petroquímica no Brasil.
Além disso, Paulo Geyer diversificou seus negócios, sendo que atuou em áreas como mercado financeiro, artes, entre outros campos da economia.
Paulo veio de uma família tradicional da cidade do Rio de Janeiro.
Seu primeiro trabalho de destaque foi quando ingressou no setor petroquímico, atuando em um dos primeiro negócios do campo no Brasil.
Geyer é conhecido como um dos fundadores da UNIPAR – União de Indústrias Petroquímicas S.A (UNIP6).
Além de sua atuação na área, a coleção de artes de Paulo é outra fator que gera mídia em relação a questões envolvendo seu nome.
Biografia de Paulo Geyer
Paulo Fontainha Geyer nasceu no dia 10 de agosto de 1921, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Paulo é filho de um casa aristocrata, sendo que seu pai atuou no desenvolvimento da industria no país, enquanto a família de sua mãe teve ligação direta com a construção de estradas.
Durante a juventude, Geyer estudou em instituições de ensino tradicionais do Rio de Janeiro como o Colégio Andrews e Liceu Franco-Brasileiro, onde encerrou sua formação.
Paulo começou a trabalhar em 1944, quando entrou na Radiobrás. Na sequência de sua carreira, ele ingressou na Pneus Geral onde teve seu primeiro contato com o setor petroquímico.
Em 1948, Geyer foi contratado para ser assistente de diretores da Refinaria e Exploração de Petróleo S.A.
Foi na empresa que Paulo começou a ganhar destaque no mercado, sendo que ao longo de sua trajetória no negócio ele ocupou a posição de diretor comercial e, posteriormente, chegou à presidência do grupo.
Além disso, Geyer se tornou um dos sócios da empresa, junto de Walher Moreira Salles e Alberto Soares de Sampaio, outros executivos conhecidos.
Em 1969, o trio justou seus ativos e criaram a UNIPAR – União Participações Industriais Ltda., posteriormente renomeada para UNIPAR – União de Indústrias Petroquímicas S.A.
Negócio que chegou a ter participação de forma direta ou não em outras 23 empresa.
Nos dias atuais, a UNIPAR é a maior produtor de cloro-soda da América Latina, e a segunda maior fabricante de PVC.
Nesse processo de crescimento do grupo, Paulo foi um figura importante, sendo que foi presidente do Conselho de Administração da empresa em mais de uma gestão.
Contudo, não é apenas no setor petroquímico que Geyer tem atuação.
Outros negócios de Paulo Geyer
A medida que ia se tornando uma figura de destaque no campo petroquímico, Paulo foi aumentando sua influência para outros campos.
No final da década de 60, Geyer se tornou mendo do Conselho de Administração do Unibanco. O executivo ainda participou da criação do Banco União Comercial (BUC) no início dos anos 70.
A instituição seria adquirida ainda nos anos 70, pelo Itaú.
Contudo, a área em que Paulo mais se destacou fora do setor petroquímico foi a da arte.
A família Geyer é detentora de uma das maiores coleções de obras de arte do país, sendo que ganhou o noticiário em 1999, após doa-la para criação do Museu Imperial de Petrópolis.
Fato que fez Paulo Geyer ganhar destaque além de sua carreira como empreendedor e investidor. Para entender o trabalho de um conselho de administração, leia o artigo da Suno sobre o tema.