Biografia de Paul Samuelson
Quem é Paul Samuelson
Paul Samuelson é um dos economistas mais influentes do século XX, sendo que seu conceito de economia “generalista” serviu diretamente para o entendimento das complexidades da macroeconomia. Paul ainda é conhecido por ser o primeiro norte-americano a ganhar o Prêmio Nobel de Economia, em 1970.
Uma das principais contribuições de Paul Samuelson ao campo foi na estruturação de um novo modelo para se enxergar a economia, sendo que ele utilizava conceitos que extrapolavam o campo da matemática.
Destaque ainda aos livros de Paul Samuelson.
Samuelson foi formado em física e economia. Um dos grandes méritos de sua obra foi na junção das duas ciências no momento de criação de suas teses.
A maior parte da biografia de Paul Samuelson foi ligada ao campo acadêmico.
Entre seus vários livros e teses, destaque, principalmente, para o “Fundamentos da Análise Econômica”, ou Economics. Livro que lhe rendeu o Nobel posteriormente.
O escrito é considerado por especialistas como uma das obras que marcam o início da consolidação analítica da teoria neoclássica no campo econômico. Se posicionando ao lado de Valor e Capital, de John Hicks.
Samuelson também ganhou notoriedade por ser um dos defensores do “Keynesianismo”.
O economista faleceu no dia 13 de dezembro de 2009, ao 94 anos de idade, na cidade de Belmont, Massachusetts, EUA
Biografia de Paul Samuelson
Paul Anthony Samuelson nasceu no dia 13 de dezembro de 1915, na cidade de Gary, Estados Unidos.
Paul se formou Universidade de Chicago em física e economia e, no início da década, alcançou o status de Ph.D na área econômica pela Universidade de Harvard.
Durante boa parte de sua carreira, Samuelson foi professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Defensor do Keynesianismo, ideia criada por John Maynard Keynes, no qual é colocado que o estado deve possuir força, Paul se envolveu em uma série de debates ao lango da carreira.
Principalmente por ser um crítico ferrenho do liberalismo proposto por Milton Friedman.
Além do Economcs, Paul escreveu obras voltadas para introdução da área, que influenciaram diversos estudantes entre as décadas de 50 e 80, principalmente.
Para uma parcela de especialistas, o principal legado de Paul é o pensamento “de que uma economia é inservível se não opera no sentido de indicar os meios pelos quais, com recursos escassos, se possa promover o máximo de bem-estar possível para a maior parte da população”.
Samuelson é encarado no meio com a alcunha de “artista”.
Nobel de Economia
Em 1970, Paul se tornou o primeiro norte-americano a receber o Nobel de Economia.
Título que conquistou pela sua obra “Fundamentos da Análise Econômica”.
O economista Kenneth Arrow descreve a obra da seguinte forma: “É o único exemplo que conheço de uma tese de doutoramento que é um tratado. Talvez deva dizer, de um tratado que tem tanta originalidade em cada uma das suas partes que tem o direito de ser aceito como uma tese”.
Quando foi condecorado com o prêmio, a academia divulgou uma nota enaltecendo a capacidade de Samuelson em abrir os horizontes da economia.
“Pelo trabalho científico através do qual desenvolveu teorias nos campos da economia estática e dinâmica, contribuindo ativamente para aumentar o nível da análise da ciência econômica”, foi escrito na época.
Todavia, a obra e carreira de Paul Samuelson se destacam além da conquista do Nobel de Economia.