Biografia de Paul Allen
Quem foi Paul Allen
Paul Allen foi um dos fundadores da Microsoft, junto com Bill Gates, um dos maiores e mais bem-sucedidos empreendimentos de softwares da história. Ele também foi o criador e presidente da Vulcan Inc., negócio fundado em 1986 com o objetivo de administrar os próprios negócios.
No ano de seu falecimento, em 2018, o bilionário Paul Allen constava na lista da Forbes de pessoas mais ricas do mundo. Ele ocupava a 44ª posição do ranking, com uma fortuna estimada em 21,7 bilhões de dólares.
O investidor também é conhecido por suas ações filantrópicas e por ser dono de franquias nos esportes populares dos Estados Unidos.
Biografia de Paul Allen
Desde jovem, ele se interessava pela informática. Na década de 50, ainda no ensino de base, conheceu Bill Gates. Os dois compartilhavam a vontade de aprender mais sobre a área que ainda estava dando seus primeiros passos. Este desejo se tornou investimento anos mais tarde.
Em 1975, os dois criaram a Microsoft. Empresa que teve seu primeiro grande negócio cinco anos mais tarde, em um projeto encomendado pela IBM.
Paul é um dos principais responsáveis pelo crescimento e sucesso da multinacional. Ainda assim, sua história na Microsoft não foi tão longa.
Na década de 80 ele se distanciou do grupo por causa de uma grave doença e, no início dos anos 2000, Allen encerrou sua participação no conselho administrativo da companhia.
O empresário também é presidente da Vulcan Inc. Negócio que ele fundou para administrar sua fortuna e ações.
Carreira de Paul Allen
Paul Gardner Allen nasceu no dia 21 de janeiro de 1953, na cidade de Seattle, estado de Washington, Estados Unidos.
Quando estudava na escola Lakeside School conheceu Gates. O que aproximou os dois jovens foi o interesse por programação.
Paul Allen conseguiu a pontuação máxima no SAT, sistema de avaliação educacional que tem como objetivo direcionar o aluno para uma instituição de ensino superior dos EUA.
Na época ele escolheu seguir para a Universidade do Estado de Washington. Porém, como alguns casos de sucesso do universo da tecnologia, como Mark Zuckerberg, Allen deixou a graduação antes do fim.
Sua ideia era dedicar mais tempo à programação. Ele trabalhava como programador da multinacional Honeywell na época.
Foi nesse período que Allen reencontrou Gates. Então ele convence seu amigo da escola a largar a Universidade de Harvard para iniciar um novo projeto.
Em 1975, na cidade de Albuquerque, estado do Novo México, os dois fundaram a Microsoft. Inicialmente a empresa era voltada para a produção de softwares simples.
O primeiro grande desafio do negócio foi quando recebeu a encomenda de desenvolver o DOS para IBM. O desafio foi superado graças a ajuda do desenvolvedor Tim Paterson.
Outras ações de Paul no grupo eram ligadas à prospecção de novos negócios. Em 1982, o empresário deixou o dia a dia da empresa após ser diagnosticado com câncer no sistema linfático.
Mesmo encerrando sua relação profissional com a Microsoft em 2000, Allen continuou sendo um acionista na companhia, com mais de 1% de ações.
Bill Gates e Paul Allen
Bill Gates e Paul Allen nasceram em Seattle e estudaram na mesma escola durante a infância, e desde essa época eram próximos.
Os dois amigos ainda chegaram a trabalhar juntos na Honeywell, que era uma empresa do ramo da programação.
Em 1972, quando ambos ainda eram universitários, Allen e Gates desenvolveram um software para leitura de fitas magnéticas. Antes da Microsoft, os dois chegaram a criar a Traf-o-Data, mas essa empresa não chegou a dar certo.
Três anos mais tarde, em 1975, Allen e Gates desenvolveram o BASIC, um sistema de interpretação para programação. O grande sucesso deste produto, levou a fundação da Microsoft, a famosa empresa desenvolvedora de softwares.
Em 1980, a Microsoft deu um grande salto comercial, fazendo ao desenvolver um sistema operacional para a IBM, uma das maiores empresas da época. Com isso, a fortuna dos dois empreendedores cresceu exponencialmente.
Paul e Bill ainda chegariam a se desentender, pois Gates dizia trabalhar mais que o amigo, assim, aumentou sua participação na sociedade. Em 1983, já afastado da empresa para cuidar de sua saúde, Allen rompeu com Gates, mas continuou ocupando um cargo simbólico até o início dos anos 2000.
Organizações de Paul Allen
O negócio mais famoso e de maior sucesso de Paul Allen é a Microsoft. Não à toa, ele é um dos maiores profissionais da área na história.
A atuação profissional de Paul Allen vai muito além do setor de tecnologia: o empresário era um apaixonado por esportes, a ponto de ser dono de equipes nas maiores ligas de esporte dos Estados Unidos.
Paul Allen estava diretamente ligado ao futebol americano com a equipe do Seattle Seahawks, da National Football League. Também possuía o Portland Trail Blazers, da NBA. E por fim, também foi co-proprietário do Seattle Sounders FC, um dos times de mais sucesso da MLS.
Outra grande paixão do bilionário é a aviação. Allen era dono de uma coleção de aeronaves da Segunda Guerra Mundial.
Paul também é conhecido por suas ações ligadas a causas sociais. Sendo fundador de diversos institutos, como a Family Foundation, que apoia diversos institutos ao redor do mundo na ajuda da saúde dos oceanos e outras causas ambientais.
As capacidades em saber como investir colocam Paul Allen como um grande empresário em diversas áreas.