Biografia de Paolo Di Sora
Quem é Paolo Di Sora
Paolo Di Sora é sócio fundador e Chief Investiment Officer (CIO) da RPS Capital, gestora que tem seu foco voltado para o mercado de renda variável e que possui sua análise de investimentos realizadas através de fatores macroeconômicos.
Além disso, Paolo Di Sora é conhecido pelo período que atuou no Itaú BBA Corretora (ITUB4), empresa em que chegou ao posto de head de investimentos.
Com graduação em economia e engenharia civil, Paolo tem a maior parte de sua trajetória profissional voltada para o setor financeiro.
O executivo é conhecido por sua carreira no Itaú BBA Corretora e no fundo M.Safra&Co.
Contudo, o maior destaque profissional foi na fundação, em 2013, da RPS Capital. Empresa onde Di Sora atua desde então e busca aplicar seus conceitos de investimentos.
Trajetória de Paolo Di Sora
Paolo Di Sora é graduado em engenharia civil pela Escola de Engenharia de Mauá, faculdade que cursou entre os anos de 1990 e 1994.
Paralelamente, entre 1991 e 1996, Paolo também se graduou em economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
Ainda no campo acadêmico, Di Sora possui um MBA em finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), extensão realizada entre 1996 e 1998.
Em sua trajetória profissional, Paolo começou a ganhar a destaque quando, ainda no final dos 90, começou a trabalhar com análise de commodities.
Nos anos seguintes o empresário teve passagens pelo Deutsch Bank e pelo Indosuez W.I.Carr.
No início de 2003, Di Sora foi contratado pelo Itaú BBA Corretora. Durante quatro anos no grupo, o executivo atuou analisando investimentos que a empresa possuía em setores como: infraestrutura, papel e celulose, mineração, siderurgia, bens de capital, imobiliário, entre outros.
Ao longo de seu período na instituição financeira, ele também ocupou o cargo de chefe de pesquisa da Itaú BBA.
Em fevereiro de 2007, Paolo deixou o Itaú BBA para se tornar gerente de ações e diretor de portfólio do fundo M.Safra&Co. Empresa que permaneceu até 2013.
No começo de 2013, Di Sora se tornou um dos fundadores do RPS Capital.
Paolo Di Sora e a RPS Capital
Fundado em março de 2013, o fundo RPS Capital nasceu como um negócio focado no mercado financeiro. Sendo que baseou sua atuação em quatro frentes: gestão de risco, abordagem de gestão, ativos líquidos e, especialmente, fundos multimercados e fundos de ações.
No RPS Capital, Paolo ocupa a posição de CIO. Além disso, a filosofia do grupo reflete alguns conceitos do empresário.
Di Sora baseia seu modelo de investimentos em análises macroeconômicas globais, que levou o fundo investir em ações de empresas que estejam mais expostas ao mercado global.
Visão que ele defende especialmente nos últimos anos, com a freada na economia nacional.
O executivo também ganhou destaque quando, em 2018, deu uma entrevista ao jornal Estado de Minas no qual defendeu que “não dá para ser Warren Buffet no brasil”, por conta das instabilidades política e econômica existentes no país.
Mesmo com o cenário adverso do país, Paolo Di Sora segue como um gestor de renome no mercado, especialmente por sua atuação na gestão de renda variável. Para entender o que é renda variável e como investir nesta modalidade, leia o artigo da Suno sobre o tema.