Nicholas F. Brady
EconomistasQuem é Nicholas F. Brady
Nicholas F. Brady é um economista e político norte-americano conhecido, principalmente, pela criação do Plano Brady. Programa que visava auxiliar nações com dívidas externas, de forma que contribuíssem na estruturação de uma política monetária e fiscal efetivas para tal cenário.
Nicholas F. Brady ainda foi, por oito meses, senador “provisório”, sucedendo Harrison A. Willams.
Formado e com especialização em economia na década 50, Nicholas F. dedicou boa parte de sua carreira em funções no governo norte-americano.
Tendo destaque, principalmente, no período em que chefiou o Tesouro Nacional dos Estados Unidos – cargo que ocupou nos governos de Ronald Reagan e George H. W. Bush.
Brady também tem parte de sua carreira ligada ao setor privado. Sendo que trabalhou por mais de três décadas no setor bancário.
Nicholas F. ainda foi curador da Universidade Rockefeller e membro do Conselho do Clube Econômico de Nova York.
Trajetória pública de Nicholas F. Brady
Nicholas Frederick Brady nasceu no dia 11 de abril de 1950, na cidade de Nova Iorque.
O jovem terminou o colegial na escola St. Mark’s School. Posteriormente ingressou no curso de economia pela Universidade de Yale.
Em 1952, conquistou o título de B.A. Dois anos mais tarde, em 1954, Brady terminou seu M.B.A na Universidade de Harvard.
Sua carreira na política começou em 12 de abril de 1982, quando foi nomeado pelo governador de Nova Jersey no período, Thomas Kean, como senador. Suprindo o espaço vago causado após a renúncia de Harrison A. Williams, Jr.
Nicholas F. ficou até o dia 27 de dezembro de 1982, no cargo. Em seu período como senador ele se tornou membro do Comitê de Serviços Armados e do Comitê de Bancos, Moradia e Assuntos Urbanos.
Todavia, Brady não quis seguir carreira na posição, tanto que não se candidatou para cumprir o mandato completo.
Após deixar a função, em 1983, o economista serviu na Comissão Presidencial sobre Forças Estratégicas; Comissão Nacional Bipartidarista da América Central; Comissão de Segurança e Assistência Econômica.
Em 1984, Nicholas F. se tornou Presidente da Comissão Presidencial sobre os Salários Executivo, Legislativo e Judiciário, do presidente Ronald Reagan.
Cerca de quatro anos mais tarde, em 1988, Nicholas F. se tornou Secretário do Tesouro dos Estados Unidos.
Cargo que ocupou durante os últimos quatro anos de Reagan como presidente e durante todo o governo de George H. W. Bush.
O grande destaque de Nicholas F. em seu período no Tesouro foi na criação do Plano Brady.
Voltado para países em desenvolvimento com alto nível dívida externa e que haviam deixado de pagar seus débitos, o programa contribuiu para criação de títulos dessas dívidas denominados em dólar.
Sua gestão ficou caracterizada por medidas práticas e rápidas, ainda que a capacidade do economista fosse questionada por vezes.
Carreira no setor privado
Nicholas F. ingressou na instituição financeira Dillon, Read & Co. em 1954. Permanecendo no grupo por mais de 30 anos.
Na instituição ele ocupou o cargo de presidente do Conselho de Administração entre os anos de 1970 e 1988.
Nicholas F. ainda foi presidente da Purolator, Inc. entre 1971 e 1987.
Brady tem em seu currículo passagem por outras empresas como: Holowesko Partners Ltd., Darby Technology Ventures Group, LLC, Weatherford International.
Todavia, Nicholas F. Brady ficou conhecido pelo seu modelo de formalizar políticas econômicas.
Fotos de Nicholas F. Brady