Biografia de Mike Krieger
Quem é Mike Krieger
Mike Krieger é um dos fundadores da rede social Instagram, ferramenta utilizada para compartilhar e editar fotos e vídeos. Criado em 2010, o aplicativo já é um dos maiores da história, sendo que possui mais de um bilhão de usuários e é avaliado em 100 bilhões de dólares. Muito do sucesso da inciativa, passou pela análise técnica que Mike fez sobre como as redes sociais estavam evoluindo e as principais tendências que atraiam os usuários.
Em 2012, o Instagram foi vendido para o Facebook pelo valor de 715 milhões de dólares. Mike Krieger foi diretor de tecnologia da empresa por mais seis anos. Em 2018, ele e seu sócio, Kevin Systrom, deixaram o produto que haviam lançado. Segundo o próprio Systrom, os dois estão em busca de novos desafios e oportunidades.
Krieger é formado em ciência da computação, com ênfase em sistemas simbólicos.
Mike Krieger e Kevin Systrom se conheceram no período da faculdade. Juntos os dois começaram a trabalhar em projetos inovadores para o campo digital.
Antes de fundar o aplicativo de fotos, Mike passou por algumas empresas voltadas para área. Entre elas está a Microsoft, na multinacional ele atuou como programador.
A história de Mike Krieger com o Instagram começou em 2010. A ideia dele e de Systrom era criar um aplicativo simples de compartilhamento de fotos e localização.
Por falta de investimento, os primeiros meses do negócio foram complicados. Sendo que os fundadores passavam todo o tempo programando.
No início de 2011, o Instagram recebeu um aporte financeiro de 7 milhões de dólares.
Entre os investidores que colocaram dinheiro na rede social estão a empresa de capital de risco Benchmark Capital, o cofundador e CEO do Twitter Jack Dorsey e o ex-diretor do Facebook Adam D’Angelo .
Em 2012, o Facebook adquiriu o Instagram por quase um bilhão de dólares.
Seis anos mais tarde, Mike e Kevin anunciaram sua saída da rede social, após oito anos dedicados ao crescimento e sucesso do aplicativo.
Trajetória de Mike Krieger
Michael Krieger nasceu no dia 4 de março de 1986, na cidade de São Paulo, Brasil.
Com 18 anos de idade mudou para os Estados Unidos. No país da América do Norte, ele ingressou no curso de ciências da computação pela Universidade de Stanford.
Na instituição ele concluiu sua graduação e mestrado.
Em sua carreira profissional ele tem passagens por algumas empresas do setor. Sendo que foi desenvolvedor na Foxmarks e conselheiro na Symbolic Systems Program.
Entre 2009 e 2010, Krieger foi engenheiro de visualização na Meebo.
Foi nesse período que Mike e Kevin Systrom começaram a planejar uma mídia social.
A ideia inicial da dupla era desenvolver o “Burbn”, aplicativo que Kevin havia criado sozinho.
O foco era lançar uma ferramenta no qual os usuários poderiam compartilhar sua localização, imagens e vídeos. Porém, por falta de recursos tiveram que simplificar a ideia.
Em junho de 2010, lançaram o Instagram. Dois anos mais tarde a rede social foi vendida para o Facebook.
Os dois continuaram tocando o projeto até outubro de 2018. Quando Mike e seu sócio pediram demissão de suas funções.
Mike e a saída do Instagram
Em 2018, os dois criadores do Instagram deixaram a rede social.
A nota divulgada por Systrom em sua conta na rede social agradecia a toda equipe e reforçava que o objetivo da dupla agora era “explorar sua criatividade”
Entretanto, existe a especulação de que os dois estavam insatisfeitos com os rumos que o aplicativo estava tomando.
Krieger era saudosista em relação ao objetivo do produto, porém as decisões dos criadores estavam tendo menos peso.
Parte do meio fala que houve um desentendimento entre Kevin Systrom e Mike Krieger com o criador do Facebook, Mark Zuckerberg.