Biografia de Michael Porter
Quem é Michael Porter
Michael Porter é conhecido por suas teorias e estratégias de negócio. É também autor de diversas obras, publicadas a partir da década de 1970.
Michael Porter é um dos fundadores da The Monitor Group, consultoria que atualmente pertence à Deloitte (uma das “big four”), e FSG. A companhia é líder em estratégia sem fins lucrativos e atende empresas e fundações na área de criação de valor social.
Entre as atuações de Michael Porter está integrar o Conselho de Curadores da Universidade de Princeton e como professor da Harvard Business School.
Em 2000, ele recebeu o título mais alto dado por Harvard a uma pessoa: Bishop William Lawrence University Professor.
Trajetória de Michael Porter
Michael Eugene Porter é um norte-americano natural do estado de Michigan. É formado em engenharia espacial e mecânica pela Universidade de Princeton. Foi o primeiro de sua turma.
Tem MBA pela Harvard Business School, na qual também se formou com honra, e PhD em economia e negócios pela mesma instituição de ensino.
Professor dessa instituilção, Michael Porter é autor de 18 livros, além de outros tantos artigos acadêmicos. Por sua obra universitária, foi eleito seis vezes o vencedor do McKinsey Award por obras publicadas na Harvard Business Review.
Dentre as publicações no periódico está o artigo The Five Competitive Forces That Shape Strategy. É nesse trabalho, publicado em 1979, que o autor delimita o conceito que ficou conhecido como 5 forças de Porter. O método se destina a analisar os fatores de competitividade de empreendimentos.
É também um dos autores mais citados quando o assunto é economia. Um dos destaques é The Competitive Advantage of Nations, lançado no ano de 1990.
Outra obra que se sobressai está relacionada à prestação de serviços de saúde nos Estados Unidos. Em Redefining Health Care é desenvolvida uma estrutura para transformar o valor fornecido pelo sistema de saúde, com implicações para fornecedores, planos de saúde, empregadores e governo.
Redefining Health Care foi eleito a obra do ano em 2007 pelo prêmio James A. Hamilton do American College of Healthcare Executives.
Outras obras de destaque são: What is Strategy, Competition in Global Industries, Towards a Dynamic Theory of Strategy e Why Every Organization Needs an Augmented Reality Strategy.
Além de professor e autor premiado, Porter é também consultor para empresas e governos. Entre as companhias que recorreram às suas análises estão: Caterpillar, Procter & Gamble, Scotts Miracle-Gro, Royal Dutch Shell e Taiwan Semiconductor.
Michael Porter é um dos fundadores da organização não governamental FSG, consultoria que atende empresas e fundações na área de criação de valor social.
Além de pertencer ao quadro de funcionários de Harvard, Michael Porter está no Conselho de Curadores da Universidade de Princeton.
Michael Porter é o criador de um modelo usado para analisar competitividade de um negócio – algo importante para um investidor que espera receber dividendos e ver o patrimônio valorizar. Os cinco pilares apontador por Porter continuam extremamente relevantes. A Suno fez um artigo somente sobre o tema para ajudar você – clique aqui para ler o conteúdo detalhado e exclusivo.