Biografia de Michael Dell
Quem é Michael Dell
Michael Dell é fundador e presidente da Dell Inc., uma das maiores empresas de informática do mundo e que revolucionou o modelo de vendas da área. Um dos grandes motivos para o sucesso do negócio foi aliar o custo de produção de seus produtos com a qualidade e satisfação do consumidor.
O modelo de gestão de Michael Dell obteve tanto sucesso que o empresário conseguiu fazer sua empresa chegar ao topo do mercado. Não à toa ele figura na lista de homens mais ricos do mundo.
O criador da Dell é a 30ª pessoa mais rico do mundo segundo o ranking da Forbes de 2021. A fortuna de Michael Dell é estimada em 45,1 bilhões de dólares.
Seu tato como pessoa de negócios vem desde jovem. Durante boa parte de sua adolescência ele fez bicos em diversas frentes com objetivo de juntar seu próprio dinheiro.
Foi nesse período que Michael compreendeu a importância de se relacionar e dar atenção ao cliente. Também no período sua paixão por computadores começou a surgir.
Por motivos externos, ele ingressou na faculdade de medicina. Ainda assim, mantinha seus negócios na área de informática.
Seu sucesso em vendas e seu desejo foram fundamentais para que ele deixasse o curso antes do término.
Em 1984, Michael criou a PC’s Limited., três anos mais tarde o negócio foi renomeado para Dell Computer Corp..
O empreendimento teve rápida ascensão no mercado, além de contribuir diretamente por mudanças na área de TI.
Diferente de boa parte do mundo da computação, o sucesso de Dell Corp. não surge pela criação de uma programação inovadora.
O êxito do Michael é preencher uma lacuna que existia no meio, a da relação direta com o consumidor.
Em 2013, Michael retomou o controle acionário da empresa.
Michael Dell e Susan Dell, sua esposa, criaram, em 1998, a MSD Capital. Negócio voltado à administração de seus bens.
A juventude de Michael Dell
Michael Saul Dell nasceu em 23 de fevereiro de 1965, na cidade de Houston, nos Estados Unidos.
Por influência de sua mãe, ainda criança o jovem se interessou por negócios.
Com 12 anos de idade Michael lavava pratos em um restaurante chinês, seu objetivo era juntar dinheiro para comprar selos.
Percebendo que sua coleção tinha mais valor com o passar do tempo, Michael entendeu que os seus selos eram um instrumento para que fizesse mais dinheiro.
Nesse período o jovem entendeu a importância da aproximação e do cuidado com seu comprador.
Em 1980, aos 15 anos, seu desejo por informático cresceu. Na época ele comprou computadores da Apple e da IBM.
As duas máquinas serviram de laboratório ao jovem, que aprendeu a fazer melhorias através de gadgets.
Desse aprendizado ele abriu um novo negócio voltado ao aprimoramento de máquinas. A maioria de seus clientes era pessoas de seu convívio social.
Em 1983, entrou para Universidade do Texas, por desejo dos pais ele ingressou no curso de medicina.
Porém, sua carreira acadêmica durou menos de um ano. O jovem deixou a faculdade para criar sua própria empresa no ramo da informática.
Michael Dell e a Dell Inc.
Apoiando em três bases: boas máquinas, sólido apoio técnico ao cliente e preços mais baixos, Michal criou, em 1984, aos 19 anos de idade, a PC’s Limited, posteriormente Dell Inc.
O rápido crescimento da empresa, que em seu primeiro ano de atividade já tinha mais de seis milhões de dólares em venda, o renderam a alcunha de “rapaz maravilha”.
Em 1988, o executivo colocou a Dell Computer Corp. na bolsa de valores. O IPO lhe rendeu 30 milhões de dólares.
20 anos após criar a empresa, em 2004, Michael deixou o cargo de presidente, porém seu distanciamento da posição durou apenas três anos.
O empresário voltou em 2007, o objetivo era reestruturar o negócio que vivia um período instável.
Em outubro de 2013, Michael retirou a Dell da bolsa de valores.
Nesse processo, ele travou uma batalha com o investidor e empresário Carl Icahn, que desejava a saída de Dell da empresa.
O principal objetivo do executivo na ação era diversificar as áreas de atuação da multinacional e ter maior liberdade de implementar mudanças necessárias no grupo.
À frente de um dos maiores grupos de TI do mundo, Michael Dell revolucionou o meio com um novo conceito de relacionamento com o cliente.