Biografia de Martin Lorentzon
Quem é Martin Lorentzon
O sueco Martin Lorentzon é um dos fundadores da empresa de marketing digital Tradedoubler e da gigante de streaming de áudio Spotify.
Além disso, Martin Lorentzon, de 49 anos, faz parte do conselho da Telia Sonera – uma das maiores empresas suecas de telefonia.
O Spotify foi lançado em 2006 junto com Daniel Ek. Atualmente, o serviço de streaming tem por volta de 150 milhões de usuários em todo mundo – sendo que, desse total, cerca de 70 milhões pagam assinatura.
Segundo a revista Forbes 2021, Martin tem uma fortuna estimada em 6 bilhões de dólares.
Trajetória de Martin Lorentzon
Nascido na cidade de Boras, na Suécia, Sven Hans Martin Lorentzon é formado em engenharia civil pela instituição de ensino Chalmers University of Technology in Gothenburg.
Lorentzon também estudou economia na Stockholm School of Economics. É também doutor honorário pela Chalmers University of Technology.
A primeira empresa fundada por Martin Lorentzon foi a Tradedoubler, que atua no setor de marketing digital. Seu sócio na empreitada foi Felix Hagnö.
Já em 2006, ao lado de Daniel Ek, fundou o Spotify – o serviço de streaming que mudou a maneira como o mundo consome música.
Atualmente, o serviço está disponível em aproximadamente 65 países e tem 150 milhões de usuários. Desse total, 70 milhões pagam mensalmente para ter acesso ao conteúdo.
Em 2013, ele juntou-se ao grupo de conselheiros de uma das maiores companhias de telefonia da Suécia, a Telia Sonera.
Já no ano seguinte foi considerado, em seu país, o sueco do ano.
Em abril de 2018, o Spotify abriu capital na Bolsa de Valores de Nova York.
Por meio de um sistema de ações de duas classes, Martin Lorentzon tem 12% das ações do Spotify, mas 43% do controle de voto.
Na empresa, Lorentzon já ocupou vários cargos – entre eles o de presidente. Ficou no posto entre os anos de 2008 e 2016.
Atualmente Martin Lorentzon vive em Estocolmo e tem patrimônio de US$ 3,2 bilhões, de acordo com a Forbes em 2018.