Biografia de Martha Stewart
Quem é Martha Stewart
Martha Stewart é uma empresária, escritora e personalidade da televisão dos Estados Unidos.
Martha Stewart tem fortuna estimada em US$ 300 milhões de acordo com o site Celebrity Networth. Por diversas vezes nos últimos anos, Stewart entrou em listas de pessoas influentes da Forbes norte-americana.
Na TV dos Estados Unidos, Martha Stewart teve dois programas longevos de sucesso: Martha Stewart Living, que foi ao entre 1993 e 2004, e Martha, que durou de 2005 a 2012.
No meio do caminho, a biografia de Martha ficou manchada devido ao caso de negociações de ações ImClone. Ela ficou presa em um presídio federal por alguns meses, onde trabalhou e ajudou na comunicação entre o local e às outras mulheres encarceradas.
Embora o incidente tenha trazido publicidade negativa aos negócios, no ano seguinte ela começou a mudar a imagem e, em 2006, já estava lucrando novamente.
Com isso, após ser afastada do conselho de seu próprio grupo, retomou a cadeira no conselho de diretores Martha Stewart Living Omnimedia em 2011.
A presidência no Martha Stewart Living Omnimedia voltou para a proprietária em 2012.
Trajetória de Martha Stewart
Martha Helen Kostyra, nome de batismo da empresária, nasceu em Jersey City, no estado de New Jersey, em 1941.
Martha começou a ganhar o próprio dinheiro cedo: aos 10 anos, já era babá. Aos 15 anos, iniciou trajetória como modelo.
Como modelo, emprestou sua imagem para comerciais de TV e de marcas importantes, como Chanel.
Aliás, foi com o dinheiro que se manteve durante a faculdade. Ela é formada em história pela Columbia University.
Foi durante esse período que aprendeu a cozinhar com a mãe e avós, além de costurar e jardinagem – técnicas que mais tarde lhe trariam frutos.
Pós-faculdade, Martha Stewart trabalhou como corretora durante um tempo. Até que, anos mais tarde, ao lado do marido, investiram em um restaurante.
Isso abriu portas para que ela abrisse o próprio negócio de catering. Depois, abriu uma loja com produtos de alto padrão.
O marido de Martha era dono de uma editora e, com o sucesso de um livro, contratou a empresa da esposa para produzir a festa de lançamento. Ali, conheceu um editor que ficou encantado com os conhecimentos dela.
Da interação, surgiu o primeiro livro de Stewart: Entertaining, lançado em 1982.
Até 1989, Martha lançou um livro por ano. Entre os títulos, estão: Quick Cook (1983), The Wedding Planner (1988), Quick Cook Menus de Martha Stewart (1988) e Martha Stewart’s Christmas (1989).
O sucesso foi acompanhado de colunas em jornais e revistas e aparições em programas de televisão populares nos Estados Unidos, como o de Oprah Winfrey.
Já em 1990, Martha lançou sua primeira revista, na qual atuou como editora-chefe, a Martha Stewart Living. O pico de tiragem foi de mais de 2 milhões de exemplares por uma edição, atingido em 2002.
Na TV dos Estados Unidos, Martha Stewart teve dois programas longevos de sucesso: Martha Stewart Living, que foi ao entre 1993 e 2004, e Martha, que durou de 2005 a 2012.
Ela empresta seu nome para produtos diversos e de alta rentabilidade, como móveis planejados e tintas.
Ao sair da prisão, ela estrelou o The Apprentice: Martha Stewart, formato criado por Donald Trump. Exibido pela NBC, o programa não teve grande repercussão e foi exibido por apenas uma temporada.
É estimado que o patrimônio pessoal de Martha Stewart seja de US$ 300 milhões.