Mark Parker
ExecutivosQuem é Mark Parker
Mark Parker é CEO da Nike, a maior empresa esportiva do mundo, segundo a Forbes. O empresário ocupa o cargo máximo da multinacional estadunidense há mais de uma década, sendo responsável por diversas reformulações dentro do grupo. Além da área de gestão, Mark se caracterizou como um dos principais designers do grupo e, mesmo em sua função atual, o empresário ainda assina alguns produtos fabricados pela marca.
Mark Parker também é conhecido por seu modelo de gestão. O executivo faz questão de analisar boa parte do processo produtivo da empresa e, em especial, o setor de criação do grupo. Além disto ele é conhecido por incentivar a concorrência sadia entre funcionário, modelo que proporciona as sinergias existentes dentro do conglomerado.
Mark Parker tem formação em ciências políticas. Ele também é, desde a juventude, um amante dos esportes.
No final da década de 70, Mark foi contratado pela Nike, na época para desempenhar a função de designer, saindo de sua área de formação.
Através de sua capacidade criativa e competência administrativa, Parker cresceu de forma acelerada dentro da empresa, passando por diversos cargos.
Em 2006, ele se tornou o terceiro CEO da história do negócio, substituindo o cofundador da multinacional, Phil Knight.
Sua gestão é marcada pelo modelo proativo, no qual ele participa ativamente do cotidiano da empresa.
Outra marca de sua liderança é em relação ao processo de inovação, algo que o empresário prega ser necessário para o sucesso do negócio.
Além disto, Parker assina como designer alguns dos modelos mais populares da companhia, incluindo a Converse Inc.
Fora do campo empresarial, Parker se notabiliza por ser um colecionador de artes.
Biografia de Mark Parker
Mark Parker nasceu no dia 21 de outubro de 1955, na cidade de Poughkeepsie, Estados Unidos.
Em 1977, ele se formou em ciências políticas pela Penn State University.
Dois anos mais tarde, em 1979, foi contratado como designer da Nike. Seu primeiro trabalho foi na instalação que a empresa possui na cidade de Exeter.
Em 1987, Mark se tornou vice-presidente da divisão de desenvolvimento do grupo. Dois anos mais tarde passou para o cargo de vice-presidente corporativo.
No início da década de 90, Parker assumiu o posto de gerente geral. E, em 1998, ele alcançou o cargo de vice-presidente global da marca.
Em 2006, Mark foi nomeado CEO da multinacional.
Entre as principais marcas de sua gestão, destaque para a atuação nas questões ligadas a sustentabilidade.
Parker se comprometeu, em nome da marca esportiva mais valiosa do mundo, a atender uma série de normas prezando a criação de um produto com maior sustentabilidade. Incluindo a criação do acessório 100% sustentável, o “sapato verde”.
Em 2015, a Fortune nomeou Mark como empresário do ano.
Também no ano de 2015, Phil Knight anunciou que o executivo o substituiria na função de presidente da empresa.
Após quase quatro décadas à frente da Nike, o executivo se tornou um dos principais líderes empresárias dos Estados Unidos.
Mark Parker e a criatividade
Mesmo ocupando as funções mais importantes da companhia esportiva, de CEO e presidente, Parker ainda é um executivo que se preocupa com toda linha de produção.
Entre todos os setores, o que o atrai é o ligado a criação de novos produtos.
Não à toa, foi como designer que ele começou a ganhar destaque dentro da empresa.
Além disto, ele é responsável por assinar alguns dos produtos com maior popularidade da multinacional estadunidense, como as linhas Nike HTM, Nike Tinker Hatfield e Hurley International, entre outras.
Além disto, foi ele quem criou uma das tecnologias de maior sucesso do negócio, o Visible Air.
Mark Parker também foi o responsável pelos investimentos da multinacional na criação do sistema Nike+.
Fotos de Mark Parker