Biografia de Marcos Mollica
Quem é Marcos Mollica
Marcos Mollica é gestor do Opportunity Total Master, uma das primeiras gestores de fundo private equity do Brasil, estando entre as empresas de renome do setor financeiro nacional.
Além disso, Marcos Mollica é conhecido por seu tempo de atuação no BTG Pactual, instituição financeira que trabalhou por cerca de 7 anos.
Formado em economia, Marcos tem um Ph.D. na área.
A maior parte de sua trajetória profissional foi voltada para bancos de investimentos, sendo que Mollica foi um dos nomes fortes do BTG Pactual (BPAC11) na primeira década dos anos 2000. O executivo ainda foi sócio da Rosenberg Investimentos ao longo de sua carreira profissional.
Desde 2018, Marcos é um dos gestores do Opportunity Total Master, sendo que ele atuou diretamente com a política de câmbio e mudança de posições na bolsa da gestora nos últimos anos.
Trajetória de Marcos Mollica
Marcos Mollica é formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), realizando a graduação entre os anos de 1991 e 1994.
Também pela USP, Marcos realizou seu mestrado em economia, extensão feita de 1995 até 1996.
Sua trajetória profissional começou em 1996, na época sendo contratado para ser economista da Linear Investimentos. Local onde permaneceu por quase cinco anos, quando deixou a Linear e foi para os Estados Unidos fazer seu Ph.D.
Entre 2001 e 2006, Marcos realizou seu Ph.D. em economia pela Universidade de Chicago.
Após terminar seus estudos, o executivo foi contratado como analista da BlackRock, em Nova Iorque, onde trabalhou até 2007.
Após deixar a BlackRok, Mollica retornou ao Brasil, onde assumiu a área de mercados globais da BTG Pactual. Ao longo de 7 anos, o empresário trabalhou no banco de investimentos.
Em outubro de 2014, Marcos se tornou sócio e gerente de investimentos da Rosenberg Investimentos, empresa em que trabalhou até o começo de 2018.
No mês de abril de 2018, o economista iniciou sua trajetória no Opportunity.
Marcos Molina e a Opportunity
Desde 2018, Marco é um dos gestores responsáveis pelo Opportunity, uma das gestoras mais tradicionais do país, com quase três décadas de existência.
A empresa também é conhecida por sua atuação no período de privatização de estatais que aconteceu nos anos 90.
O Opportunity tem suas atividades focadas em quatro pilares: Asset Management, Private Equity, Investimentos Imobiliários e Wealth Management.
Dentro desses pilares, a gestora possui investimentos em empresas privadas, fundos de ação, renda-fixa, multimercado, retorno absoluto e previdência, private equity e desenvolvimento de empreendimentos imobiliários.
Como um dos nomes de destaque do Opportunity, Mollica busca implementar alguns conceitos no negócio. Ele e a empresa se caracterizaram nos últimos anos por sua posição em relação aos juros, no qual a indicação é de que eles permaneçam baixos em escala global por muitos anos.
O investidor frequentemente comenta em suas entrevistas sobre a importância de uma análise macroeconômica detalhada antes de tomar decisões.
Aumentar os investimentos da Opportunity em câmbio foi outra política implementada por Marcos Mollica como gestor. Para entender como funciona o mercado de câmbio, leia o artigo da Suno sobre o tema.