Biografia de Marcos Lisboa
Quem é Marcos Lisboa?
Marcos Lisboa é um economista brasileiro, atual presidente do Insper e ex diretor-executivo e vice-presidente do banco Itaú. Entre 2003 e 2005, Marcos Lisboa atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O economista é também colunista do jornal Folha de São Paulo.
Carioca, o Marcos Lisboa é doutor em economia pela University of Pennsylvania, nos Estados Unidos.
Durante o período eleitoral, Marcos Lisboa chegou a ser cotado como Ministro da Fazenda, caso Fernando Haddad, do PT, tivesse se elegido presidente do Brasil.
Trajetória de Marcos Lisboa
Marcos Lisboa nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de fevereiro de 1964.
Ele é doutor em economia pela Univesity of Pennsylvania e foi professor-assistente, entre 1996 e 1998, no departamento de economia da Stanford University, ambas nos Estados Unidos.
Já no Brasil, ministrou aulas na Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002.
Na vida política, Marcos Lisboa atuou como Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Esteve à frente do cargo entre 2003 e 2005, durante o primeiro governo de Lula.
No Ministério da Fazenda, Lisboa compôs time com Henrique Meirelles, Joaquim Levy, Murilo Portugal e Alexandre Schwartsman.
Contudo, ainda que tenha participado de um governo tido como esquerda, ele é considerado um economista moderado.
Em 2005, Marcos foi o presidente do Instituto de Resseguros do Brasil. Permaneceu como líder da organização até 2006.
Já de 2006 até 2009, exerceu o cargo de diretor-executivo do Itaú Unibanco. Em seguida, tornou-se vice-presidente da instituição financeira. Permaneceu no Itaú até 2013.
Ao sair do Itaú, foi escolhido como o novo vice-presidente do Insper, função que manteve até 2015, quando foi eleito o novo presidente da instituição de ensino.
No ano de 2010, Marcos Lisboa recebeu o prêmio de economista do ano, honraria concedida pela Ordem dos Economistas do Brasil.
Marcos Lisboa é autor do livro “Preços de Produção, Método de Longo Prazo e Equilíbrio Geral: Uma Crítica à Teoria Neo-Ricardiana dos Preços Relativos“.
Ele foi colunista do Nexo até 2016. Também já escreveu para os jornais Estadão e Folha de São Paulo.
O Ministério da Fazenda, da qual Marcos Lisboa já fez parte, é uma das instituições mais importantes da política brasileira. Para entender melhor o que é e como atua essa instituição, confira o nosso artigo sobre o Ministério da Fazenda.