Marcio Fernandes
ExecutivosQuem é Marcio Fernandes
Marcio Fernandes foi presidente da Elektro, uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do Brasil, cargo que assumiu antes dos 40 anos.
Marcio Fernandes foi também, durante um mês, CEO da empresa resultante da incorporação da Elektro pela Neoenergia.
Em 2014, Fernandes foi considerado pela revista Você S/A o líder mais admirado do Brasil. Já em 2016, foi eleito Executivo de Valor em seu setor pelo Jornal Valor Econômico
Trajetória de Marcio Fernandes
Marcio Fernandes começou a trabalhar aos 12 anos de idade, como auxiliar de mecânico em um oficina. A ideia do menino era juntar dinheiro para comprar um videogame.
Em 1988, conquistou seu primeiro emprego com carteira assinada. Na época, foi empacotador na rede de lojas Pernambucanas.
É formado em administração de empresas e tem pós-graduação e MBA em finanças pela Universidade de São Paulo. Além disso, também teve oportunidade de se especializar em instituições de ensino como Stanford University, IMD e Insead Business School, nos Estados Unidos e Europa.
Depois da Pernambucanas, teve oportunidade em outras empresas, dessa vez no setor financeiro, até que em 2004 conquistou uma vaga na Elektro, na área de Custos e Orçamentos.
Dentro da empresa de distribuição de energia elétrica, foi galgando novos postos até que, em 2011, chegou à presidência. Na época, tinha menos de 40 anos de idade.
Em entrevista ao site da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Marcio Fernandes declarou: “Ser presidente nunca foi uma meta para mim. Os movimentos mais amplos com a diversificação de conhecimento em áreas pelas quais passei na Elektro, somados a experiência financeira que já tinha e a persistência e a disciplina, me tornaram presidente”.
Sobre sua gestão, Fernandes declarou que acredita que pessoas felizes no ambiente de trabalho geram mais resultados. Ele apontou que sua gestão é baseada em quatro pilares: acreditar, praticar, melhorar e compartilhar.
“A grande mudança trazida pela minha gestão é o foco nas pessoas e na sustentabilidade de nosso negócio, os resultados se tornam mera consequência e são realmente incríveis”, afirmou a Fiesp.
No ano de 2015, o executivo lançou seu livro Felicidade dá Lucro.
Em 2017, Marcio Fernandes deixou a presidência da Elektro. Na época, a empresa foi incorporada pela Neoenergia e juntas as duas companhias possuíam um Ebtida de cerca de 3,6 bilhões de reais – atendendo cerca de 34 milhões de pessoas.
Marcio chegou a ser CEO da nova empresa, mas permaneceu no cargo por apenas um mês e preferiu se desligar para se dedicar a novos planos.
Durante sua carreira, acumula honrarias diversas e admiração entre seus funcionários.
Em 2014, Márcio Fernandes foi considerado pela revista Você S/A o líder mais admirado do Brasil, com a maior pontuação da história da pesquisa, com 98,3% de satisfação e engajamento de seu time.
Já em 2016, foi nomeado Executivo de Valor em seu setor pelo jornal Valor Econômico. Em 2017 alcançou 100% da confiança dos seus quase 4 mil colaboradores de acordo com a pesquisa GPTW.
Adquirir a admiração da equipe, como Marcio Fernandes conquistou, é importante. E isso só acontece quando o CEO se empenha para motivar o time. Afinal, essa figura é extremamente importante para os bons resultados de uma empresa. Para entender melhor as responsabilidades de um CEO, acesse este artigo da Suno.
Fotos de Marcio Fernandes