Marcel Herrmann Telles
BilionáriosQuem é Marcel Herrmann Telles
Marcel Herrmann Telles é um empresário brasileiro conhecido por, ao lado de Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira, ser um dos sócios-fundadores do grupo 3G Capital. O fundo de private equality é responsável por controlar marcas como o Burguer King, cervejarias pelo mundo e as lojas Americanas.
Nascido na cidade do Rio de Janeiro, Marcel Herrmann Telles formou-se em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no período da ditadura militar.
Marcel Telles tem uma fortuna estimada em US$ 10,6 bilhões, de acordo com ranking da Forbes 2023.
Começou a carreira no mercado financeiro na década de 1970. Na época, ainda estava na graduação e a incursão foi quase sem querer, como relatou a Exame.
De acordo com ele, ao reparar que amigos de classe estavam sempre bem-vestidos e demonstrando poder aquisitivo, quis saber como ganhavam o dinheiro. Foi a primeira vez que ouviu falar em mercado financeiro.
Foi atrás dessa fonte e a entrada no ramo, como ele mesmo diz, não foi em grande estilo: começou a trabalhar em uma corretora, conferindo boleto de bolsa ao longo da madrugada.
O tempo mostrou que a escolha foi acertada – além de estar à frente de um dos grupos mais respeitados do mundo (3G Capital), adquiriu, por exemplo, em 2015, um apartamento de US$ 30 milhões em Manhattan, no exclusivo Central Park West, ao lado da Columbus Circle, em Nova York (Estados Unidos).
Marcel tornou-se vizinhos do músico Sting.
Biografia de Marcel Herrmann Telles
Nascido em 23 de fevereiro de 1950, Marcel Herrmann Telles foi aluno do curso de economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro durante as décadas de 1960 e 1970.
Conheceu Jorge Paulo Lemann quando conseguiu um emprego na corretora Garantia, fundado por Lemann no Rio de Janeiro.
Ao lado de Sicupira, tornou-se sócio de João Paulo.
A essa altura, a Garantia tornou-se um banco de investimentos e, juntos, no ano de 1982, os sócios compraram a varejista Americanas.
O desempenho de Marcel Herrmann Telles fez com que ele se tornasse chefe de transações e, em 1989, responsável por assumir a primeira cervejaria adquirida pelo grupo, a Brahma. Trabalhou a frente da marca por dez anos.
Foi com ele no comando que teve início o processo do projeto que, em 1999, culminaria na compra da cervejaria Antarctica – e daria início a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev).
A 3G Capital veio poucos anos mais tarde, ainda da união dos três sócios.
Agora, era hora de expandir ainda mais os negócios no ramo cervejeiro: a AmBev comprou a belga Interbrew, formando a InBev.
A InBev expandiu ainda mais o poderio no mercado de bebidas ao comprar, em 2008, a Anheuser-Busch, responsável pela Budweiser, cerveja mais vendida dos Estados Unidos.
Com isso, a InBev tornou-se a maior produtora desse tipo de bebida no mundo.
Entre os anos de 2010 e 2013, a 3G Capital expandiu o catálogo de produtos ao adquirir o Restaurant Brands International (proprietário das redes de fast food Burger King e cafeteria Tim Hortons) e a Kraft Heinz (do ketchup Heinz).
Atualmente, tanto Marcel Herrmann Telles quanto João Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira figuram entre os principais bilionários do Brasil e com posição de destaque no ranking mundial da Forbes. Juntos, tem fortuna de aproximadamente 53,4 bilhões.
Fotos de Marcel Herrmann Telles