Marc Randolph
EmpreendedoresQuem é Marc Randolph
Marc Randolph é cofundador e foi o primeiro CEO do Netflix, uma provedora de escala mundial de filmes e séries por meio de streaming e que, em 2018, tem valor de mercado superior a US$ 150 bilhões de dólares. Entre suas contribuições para o grupo, Marc foi um dos grandes responsáveis por colocar a multinacional em vantagem competitiva. Isto porque foi ele que bancou a ideia de direcionar o conteúdo de acordo com o usuário. Todavia, o executivo deixou a empresa em 2004, antes do “boom” de expansão do negócio.
Marc Randolph também é conhecido como um empreendedor em série, sendo fundador da revista Macworld, além de ter contribuído na formação das empresas ligadas a computação como a MacWarehouse.
Randolph tem formação em em geologia, e seu primeiro emprego foi na Lane Music Company. Foi no período que ele se inteirou com marketing.
Durante a maior parte da década de 90, Marc fez de softwares e programas de computador que analisavam comportamento um de seus principais focos.
Em 1996, ele utilizou o conhecimento adquirido nesta frente para construir sua empresa. Marc Randolph e Reed Hastings criaram o Netflix.
No início, a empresa era voltada para melhorar a praticidade do serviço de locadoras de filmes, mas foi se desenvolvendo em um contexto no qual a internet se expandia de forma acelerada.
Marc Randolph saiu do Netflix em 2004. Mesmo tendo peso na evolução do negócio, ele não participou da maior expansão pela qual o negócio passou, na segunda década dos anos 2000.
Após sua saída do grupo, Randolph dedicou a maior parte de sua carreira a participar da criação de novas empresas, além de compor outras como conselheiro.
O empresário também é conhecido por sua participação em causas ligadas ao meio ambiente, sendo membro do conselho ambiental.
História de Marc Randolph
Marc Bernays Randolph nasceu no dia 29 de abril de 1958, na cidade de Chappaqua, nos Estados Unidos.
Após se formar no colegial, Randolph ingressou na faculdade de artes liberais Hamilton College, em Nova York. Na instituição, ele colou grau em geologia em 1981.
Em 1988, Marc foi contratado pela Borland para a função de vice-presidente de marketing. O empresário ficou na empresa durante sete anos e, no período, conheceu Reed Hasting.
Juntos, os dois criaram em 1996, o Netflix: ideia que “surgiu” de uma dívida de US$ 40 que Hasting tinha com uma locadora.
Randolph se tornou o primeiro CEO da empresa.
Nos sete primeiros anos do Netflix, Marc foi fundamental na construção da cultura e da estrutura do grupo.
Em 2004, ele deixou a companhia. Nos anos seguintes, dedicou sua carreira como um empreendedor em série negócios ligados, principalmente, ao Vale do Silício.
Além de participar de conselhos como: Looker, Chubbies Short, Getables entre outras.
Saída do Netflix
Em palestras, Marc comenta que não se arrepende de te deixado o grupo, mesmo após toda expansão da empresa.
“Eu não tenho arrependimentos. A coisa mais difícil para um empreendedor é reconhecer que a empresa não precisa de você. Chegou um momento em que outras pessoas eram melhores do que eu para tocar a Netflix”, afirmou Randolph, em palestra que fez no Brasil em 2018.
Todavia, o cofundador da plataforma comentou sobre a necessidade de a multinacional manter seus valores iniciais.
“Hoje, todo mundo faz conteúdo, mas é fundamental que o conteúdo continue chegando até o público. É isso que a Netflix faz”, ressaltou Marc Randolph sobre o grupo que hoje tem Reed Hastings como CEO.
Fotos de Marc Randolph