Biografia de Luiz Carlos Trabuco
Quem é Luiz Carlos Trabuco Cappi
Luiz Carlos Trabuco Cappi é o presidente do conselho de administração do banco Bradesco. Antes, por alguns anos, foi CEO dessa que é a segunda maior instituição financeira privada do Brasil.
A carreira no Bradesco fez com que Luiz Carlos Trabuco Cappi fosse eleito um dos brasileiros mais influentes do país.
Ele também já figurou listas que elegem os melhores CEOs, como a da revista Forbes Brasil, em 2016.
Trabuco deixou a direção do banco em março de 2018, quando Octavio de Lazari Junior, que comandou o Bradesco Seguros, o substituiu.
Trajetória de Luiz Carlos Trabuco
Luiz Carlos Trabuco é graduado em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH–USP).
Nascido na cidade de Marília, no interior de São Paulo, o executivo também é pós-graduado em sociopsicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
A vida profissional de Trabuco foi basicamente construída dentro do Bradesco, segundo maior banco privado do Brasil – atrás apenas do Itaú e a frente do Santander.
Entrou na instituição financeira quando tinha mais ou menos 17 anos, como escrivão.
O primeiro cargo de direção ocorreu 15 anos mais tarde, na área de marketing.
É atribuída a ele a melhora na comunicação entre o Bradesco e a mídia em geral.
Em 1992, depois de oito anos na área de marketing, Luiz Carlos Trabuco encarou um novo desafio na empresa: tornou-se diretor da Bradesco Vida e Previdência – braço do grupo voltado para previdência privada.
Ao sair, no final da década de 1990, tornou-se diretor-gerente do Bradesco e, pouco tempo depois, vice-presidente executivo.
Em 2003, ele também era, além de vice-presidente executivo, o presidente do Bradesco Seguros.
Foi sob sua coordenação que o Bradesco lançou ações na bolsa de Nova York (Estados Unidos), uma das maiores do mundo.
Trabuco liderou a aquisição do HSBC no Brasil pelo grupo, no ano de 2005.
Trabuco e o Bradesco
O executivo tornou-se o CEO do Bradesco em 2009.
Em 2013, ele criou a Universidade Corporativa Bradesco, a UniBrad. A instituição é focada em desenvolver profissionais para funções dentro do banco.
Em 2017, a UniBrad foi eleita a melhor instituição do gênero pelo The Global CCU Awards 2017. O prêmio foi recebido em Paris (França).
A maneira como liderou o Bradesco como CEO deram a Luiz Carlos Trabuco Cappi o prêmio de Empresário do Ano, na categoria finanças, em 2015, pela revista IstoÉ Dinheiro.
Já em 2016, foi eleito pela Forbes Brasil como um dos melhores CEOs do país.
Além do posto no conselho de administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco também ocupa uma cadeira no conselho diretor da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).
Luiz Carlos Trabuco também está no comitê estratégico da estatal Vale e é presidente do conselho de representantes e da diretoria executiva da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF).