Biografia de Luis Carlos Ewald
Quem é Luis Carlos Ewald
Luis Carlos Ewald é um economista brasileiro que ficou nacionalmente conhecido por aparecer em programas televisivos dando dicas para o público de onde investir dinheiro, além de compartilhar ensinamentos voltados para educação financeira.
Além do trabalho como consultor financeiro, Luis Carlos Ewald também atua na área acadêmica. Ele também é seu autor e palestrante.
Com formação em economia e engenharia, Ewald atuou a maior parte de sua carreira exercendo a função de analista de finanças.
Especialmente, em assuntos ligados a educação financeira. Tanto que o economista se popularizou ao tocar no tema em programas televisivos, ganhando o apelido, posteriormente, de Senhor Dinheiro.
Luis Carlos ainda teve parte de sua carreira voltada à trabalhos para o Estado, além de atuar no cargo de professor na Faculdade Getúlio Vargas (FGV).
Carreira de Luis Carlos Ewald
Luis Carlos Ewald tem formação em economia e engenharia. Ainda no campo acadêmico, ele possuiu pós-graduação em Mercado de Capitas pela FGV-RJ.
E é justamento pela FGV que Luiz Carlos leciona, como professor de Finanças nos cursos de MBA.
Ao longo de sua trajetória, Ewald atuou, principalmente, na função de executivo financeiro, em diversas empresas.
Também trabalhou por algum tempo na função de operador na Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa e, posteriormente, como operador no Open Market.
Durante a década de 90, Luis Carlos começou a focar em economia doméstica. Durante o período, teve uma coluna sobre o assunto publicada aos domingos no Jornal do Brasil.
Em 2003, o economista publicou o livro “Sobrou Dinheiro! Lições de Economia Doméstica“. Obra que teve mais de 40 mil exemplares vendidos.
Foi no período que Ewald começou a aparecer em atrações de TV. Sendo que participou por algumas vezes dos programas “Fantástico” e “Mais Você”, da Rede Globo e, ocasionalmente, aparece entre os convidados do “Sem Censura”, da TVE.
Luis Carlos abordava os temas: finanças pessoais, orçamentos, economias domésticas e consumismo, consumismo, entre outros. Suas dicas lhe renderam a acunha de “Senhor Dinheiro”.
O economista também é figura presente em eventos empresariais, entre elas, estão marcas como: CSN, Petrobrás, Caixa Seguros, Copesul, Synteko, TSE, MICT, CNI, CNC, SESC, Schering, Merck, GlaxoSmithKlein, Johnson&Johnson, CPFL, CESP, Villares, Votorantim Metais.
Ewald ainda tem parte de sua carreira ligada ao governo. De 1975 até 1981, ele foi Assessor do Ministro da Fazenda, durante a gestão do Ministro Mário Henrique Simonsen. O economista também já ocupou o cargo de Coordenador Geral de Preços Industriais do CIP-Conselho Interministerial de Preços.
Conselhos de Luis Carlos Ewald
Luis Carlos é um defensor que a educação financeira tem que ser algo feito desde a infância. Para isto, o economista aconselha que os pais devam educar as crianças sobre as dificuldades em se ganhar dinheiro e usar da mesada como uma ‘arma’ no aprendizado.
Ewald ainda é um crítico do consumismo, sendo que ele coloca que o consumidor deve saber o quanto pode gastar. E evitar ao máximo empréstimos e parcelamentos, buscando sempre pagamentos a vista.
Através destes e outros conselhos, Luis Carlos Ewald se tornou um dos economistas mais populares quando o assunto é educação financeira. Para entender a importância e o impacto da educação financeira, leia o artigo da Suno sobre o assunto.