Liliana Aufiero
ExecutivosQuem é Liliana Aufiero
Liliana Aufiero é a presidente da Lupo há quase duas décadas. Ela é também uma das herdeiras da fabricante de meias, fundada por seu avô, Henrique Lupo, em 1921.
Quando assumiu a Lupo, Liliana Aufiero encontrou uma empresa quebrada – e a recolocou no topo do mercado brasileiro.
Formada em engenharia civil, ela foi a primeira mulher a se graduar no curso na Universidade de São Paulo (USP), na unidade de São Carlos, na década de 1960.
Aufiero tem também pós-graduação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrado em engenharia estrutural pela USP.
Liliana Aufiero é a primeira mulher a comandar a Lupo – o posto foi assumido em 1993.
Trajetória de Liliana Aufiero
Nascida em 1945, Liliana Aufiero é formada em engenharia civil pela Universidade de São Paulo em São Carlos. Foi a primeira mulher a conquistar o feito.
É também pós-graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em engenharia estrutural pela USP.
Com carreira já estabelecida na cidade de São Paulo (ela trabalhou por anos em dois escritórios de engenharia da capital) largou tudo para reestruturar o grupo Lupo, criado por seu avô.
O ano era 1993: na época, a Lupo, famosa pela produção de meias, era conduzida por seu tio Élcio.
Estava à beira da falência, pois, como relatou a revista Época, em 2016, ele não tomava decisões importantes sozinho. Ouvia opiniões de parentes acionistas e, a cada reunião, decidiam seguir para rumos distintos.
Para tentar contornar a situação, traziam profissionais de fora. Os resultados obtidos tampouco satisfaziam.
A solução encontrada pelos acionistas, como relatou a revista em perfil dedicado a Liliana, foi vender a Lupo.
Liliana Aufiero e a Lupo
Ela então pediu um ano para mostrar seu trabalho e, no futuro, vender a Lupo por valores mais substanciais.
Liliana Aufiero foi a primeira mulher da família a exercer um cargo na companhia.
Encontrou a Lupo sem dinheiro no caixa e devendo ao banco. Pouco a pouco, reorganizou tudo.
Outra mudança foi trocar o maquinário velho por alternativas mais modernas – marca que carrega até hoje, quando repõe a tecnologia constantemente.
A primeira loja Lupo veio em 1994, no Shopping D, na cidade de São Paulo.
Com uma loja própria, era hora de diversificar os produtos: além das meias, a Lupo passou a investir em roupas íntimas e pijamas.
Em 2012 foi criada outra vertente da Lupo no varejo: a Lupo Sports, focada em peças esportivas.
Em 2014, a fim de driblar a concorrência, criou o Canal Lupo: o foco é vender os produtos em lojas multimarcas, em cidades com 60 mil habitantes ou menos.
Dois anos mais tarde, foi aprovada pelo Cade a compra da concorrente Scalina, dona das marcas Trifil e Scala. O valor da transação não foi revelado.
Até 2016, a marca Lupo estava presente em mais de 35 mil pontos multimarcas e cerca de 300 lojas franqueadas. O faturamento também vem sendo acima da média do mercado nos últimos anos.
Atualmente, Liliana Aufiero é a única representante da família a, efetivamente, trabalhar na Lupo – líder no mercado nacional de meia.
Fotos de Liliana Aufiero