Biografia de Leonardo Del Vecchio
Quem é Leonardo Del Vecchio
Leonardo Del Vecchio é presidente e fundador da Luxottica, maior grupo varejista do setor de óculos e lentes do mundo. Leonardo criou a empresa no início dos anos 60 e através de sua governança corporativa fez o negócio se tornar mundialmente conhecido e uma referência no setor.
Além disto, Leonardo Del Vecchio é conhecido por sua história de vida, sendo que viveu parte da infância em um orfanato e desde muito jovem trabalha com óculos.
Sua capacidade na área fez com que Leonardo Del Vecchio se tornasse uma das pessoas mais ricas do mundo. Segundo a lista da Forbes 2021, o empresário tem uma fortuna estimada em US$ 25,8 bilhões. Montante que o coloca na 62ª posição da lista de bilionários.
Com 25 anos de idade, Leonardo criou a Luxottica, empresa que quase seis décadas depois se tornaria a maior varejista do setor no mundo.
Diferente de boa parte dos empresários de sucesso, Del Vecchio foi se especializar em alguma ciência após sua empresa ter se tornado uma gigante. Ele se formou em administração de empresas em 1995, pela Universidade de Veneza. O executivo italiano ainda possui especializações no setor de negócios.
Além de ter mais de 60% das ações da Luxottica, Leonardo ainda tem participação na Covivio, imobiliária francesa, e na Assicurazioni Generali, maior companhia de seguros da Itália.
Del Vecchio também ostenta a honraria de ter o título Cavaliere dell’Ordine ao “Merito del Lavoro” – Cavaleiro da Ordem do Mérito Trabalhista. A condecoração foi dada ao empresário em 1986.
Trajetória de Leonardo Del Vecchio
Leonardo Del Vecchio nasceu no dia 22 de maio de 1935, na cidade de Milão, Itália.
Com sete anos de idade, Del Vecchio foi deixado por sua mãe em um orfanato. Ela era viúva e não tinha condições financeiras de sustentar ele e seus quatro irmãos.
Foi na juventude que o empresário teve seu primeiro contato com a fabricação de óculos. Isto porque, quando tinha 14 anos de idade, foi ajudante em uma fábrica que produzia o acessório.
Não demorou para que ele pegasse gosto pela área, principalmente em criar designs para novas armações. Tanto que trabalhou e se aperfeiçoou nesse campo ao longo dos anos seguintes.
Em 1961, Del Vecchio se mudou para cidade de Agordo e inaugurou a Luxottica, empresa que inicialmente trabalhava na fabricação de armações para óculos. Seis anos mais tarde, ele começou a vender armações e lentes com a sua marca.
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Pela inovação nos design, Leonardo Del Vecchio acreditava que o que produzia deveria ser semelhante à uma “obra de arte”, sendo que os valores da empresa estruturados por ele prezavam pela qualidade e beleza do produto.
Tanto que, no início dos anos 70, sua marca já era vista como referência em modelo e os produtos eram feitos sob encomenda.
Visando a expansão da marca, em 1974, o empresário adquiriu a empresa de distribuição Scarrone.
Em 1981, ele criou a primeira subsidiária da empresa fora da Itália, uma fábrica na Alemanha. Também foi no final daquela década que ele estabeleceu seu primeiro acordo de licenciamento com um grande nome da moda, Giorgio Armani.
No início da década seguinte, Del Vecchio listou a Luxottica na NYSE, se tornando a primeira empresa italiana a ter ações negociadas na Bolsa de Nova York.
Utilizando do valor arrecadado em seu IPO, o grupo passou por um novo processo de expansão.
O império de Leonardo Del Vecchio
Com os cofres cheios, Leonardo Del Vecchio adotou uma política mais agressiva no mercado. Adquiriu a marca italiana Vogue em 1990; a Persol e a US Shoe Corporation, em 1995 e a Ray Ban, em 1998.
Gestão que seguiu o mesmo caminho no início do milênio, quando marcas como OPSM, Pearle Vision, Sunglass Hut, entre outras, começaram a fazer parte do portfólio da Luxottica.
Contudo, o grande destaque negocial de Del Vecchio na primeira década dos anos 2000, foi na compra da Oakley, em 2007. Na época o grupo italiano pagou mais de US$ 2 bilhões pela marca.
Em 2018, a Luxottica se fundiu com a fabricante de lentes Essilor, processo que transformou a multinacional na maior varejista de óculos do mundo.
Após quase seis década, Leonardo Del Vecchio segue como um dos empresários mais influentes do setor, além de ser o acionista majoritário do grupo. Para entender o papel exercido por um acionista majoritário, leia o artigo da Suno sobre o tema.