Biografia de Lei Jun
Quem é Lei Jun
O empresário chinês Lei Jun é um dos fundadores e o presidente da Xiaomi, uma das principais empresas de tecnologia do mundo. Ao lado da Apple e Samsung, os smartphones da empresa são líderes globais e vendas. O modelo Xiaomi Mi 9, lançado em 2019, vendeu mais de um milhão de unidades em um mês, por exemplo.
Em 2018, a empresa de Lei Jun realizou seu IPO na bolsa de Hong Kong, movimentando um total de US$ 4,7 bilhões.
Lei Jun é também investidor na YY e na Kingsoft. O primeiro grande sucesso comercial de Jun foi vender a Joyo.com para a Amazon por US$ 75 milhões no ano de 2004.
O empresário é também uma das pessoas mais ricas do mundo, segundo o ranking da Forbes 2021, com um patrimônio estimado em US$ 23 bilhões, o que o torna a 75ª pessoa na lista de bilionários.
Trajetória de Lei Jun
Lei Jun nasceu em Xiantao, Hubei, na China, em 16 de dezembro de 1969. É formado em ciência da computação pela Wuhan University, uma das mais prestigiadas instituições de ensino chinesas.
Em 1992, Lei Jun começou a trabalhar como engenheiro da Kingsoft. Seis anos mais tarde, ele se tornou CEO da companhia – foi devido ao seu trabalho como executivo que a empresa abriu capital na bolsa de valores.
No ano 2000, o empresário fundou a livraria on-line Joyo.com, empreendimento que vendeu quatro anos mais tarde para a Amazon, por US$ 75 milhões.
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Jun deixou a Kingsoft em 2007 e tornou-se investidor anjo. Entre as 20 empresas nas quais investiu, estão a plataforma YY e o site Vancl.com. O trabalho como investidor continua por meio da empresa de investimentos que ajudou a fundar, a Shunwei Capital.
Em 2008, Lei Jun atuou como presidente da empresa de internet móvel UCWeb . Três anos depois voltou, como presidente, à Kingsoft.
Lei Jun e a Xiaomi
A grande mudança na carreira de Lei Jun viria em 2010, quando fundou a Xiaomi ao lado de Lin Bin, Zhou Guangping, Yan Jiahui, Li Wanqiang, Wong Kong-Kat e Hong Feng. A empresa nasceu como um grupo especializado na fabricação de produtos eletrônicos, smartphones e aplicativos.
Comparativamente, a Xiaomi oferta produtos mais baratos do que as principais concorrentes Apple e Samsung. Em menos de cinco anos no mercado, a companhia já era avaliada em US$ 45 bilhões.
Em 2018, a empresa abriu IPO na Hong Kong Stock Exchange – e foi uma das maiores operações daquele ano entre as bolsas de valores.
Os números de 2018 comprovam o sucesso da empresa. Foi a quarta empresa que mais vendeu aparelhos celulares no mundo, atrás de Samsung, Apple e Huawei, respectivamente, com 8,70% do montante.
Fora do território da China, onde está o seu principal mercado, a Xiaomi cresceu mais de 118%. E, ainda em 2018, a companhia comercializou 118,7 milhões de smartphones. Outros serviços da empresa também têm chamado a atenção pela margem de lucro. Entre eles destacam-se o Mi Music e Mi Video.
Lei Jun é considerado um ícone do mercado de tecnologia chinesa. Outro nome de destaque nesse mercado, que também se tornou bilionário, é o de Jack Ma, fundador do Alibaba. Para saber mais da história de Jack Ma, veja o artigo da Suno sobre ele.