Biografia de Lee Iacocca
Quem é Lee Iacocca
Lee Iacocca é um executivo do setor automobilístico dos Estados Unidos. É atribuído a ele e criação e desenvolvimento do Ford Mustang e do Ford Pinto. É também autor do livro Where Have All the Leaders Gone? (sem tradução para o português).
Lee Iacocca foi também CEO da Fiat Chrysler Automobiles. Assumiu em 1978 e permaneceu lá até 1992, quando se aposentou.
Em 2009, foi eleito pelo portal Portfolio.com o 18º melhor CEO da história dos Estados Unidos. Entre os feitos de Iacocca listados, estava o fato de ter reerguido a Chrysler e obtido lucros recordes.
Na eleição dos 20 melhores, ficou a frente de Herb Kelleher e Oprah Winfrey.
Trajetória de Lee Iacocca
Nascido na Pensilvânia, nos Estados Unidos, a origem do nome Lido Anthony Iacocca é romantizada, segundo ele.
Há quem diga que o Lido, que não é um nome comum, foi dado por seu pai em homenagem a cidade de Lido, em Veneza, onde passou a lua de mel com a esposa.
O empresário refuta a história em sua autobiografia Iacocca: Uma Autobiografia, escrita por ele em parceria com William Novak, em 1984.
Lee Iacocca formou-se em engenharia industrial pela Universidade Lehigh. É membro da sociedade mais antiga de engenheiros dos Estados Unidos, a Tau Beta Pi.
Depois de ganhar uma bolsa de estudos, foi cursar algumas disciplinas sobre a área de formação e política na Universidade de Princeton.
Iacocca e a Ford
A trajetória começou na Ford em 1946, ainda na área de engenharia.
Depois de um tempo, pediu para ser transferido para o departamento de vendas e marketing. Foi a partir desse momento que começou a se destacar na carreira.
A campanha que fez, enquanto era assistente da gerência de vendas, oferecendo desconto em no modelo 1956, ganhou projeção nacional.
Ele saiu da filial da Filadélfia e foi para a sede de Dearborn, no estado de Michigan, onde ascendeu.
No início dos anos de 1960, conquistou o primeiro cargo de gerente e vice-presidente de uma das divisões da Ford.
Cinco anos mais tarde foi promovido para a divisão que cuidava também dos caminhões e, em 1967, tornou-se vice-presidente executivo. O posto de CEO veio em dezembro de 1970.
Entre os principais projetos que participou, estão os lançamentos dos modelos Mustang, Lincoln Continental Mark III e Escort.
Além disso, está por trás também do renascimento do Mercury.
O modelo Ford Pinto está entre seus grandes feitos: ele previu a necessidade de um modelo produzido localmente, com tamanho compacto e que fosse eficiente e de baixo custo.
O carro foi um sucesso, até que, por problemas mecânicos relacionados ao tanque combustível, fez com que a empresa, em 1978, recolhesse as unidades produzidas entre 1971-1976 para recall.
Vida após a Ford
Em 1978 ele teve um atrito com Henry Ford II e foi demitido. No mesmo ano aceitou chamado da Chrysler, que passava por sérios problemas financeiros e perdia milhões em vendas na América do Norte.
Ele começou a restaurar a empresa do zero e trouxe para a Chrysler pessoas de sua confiança dos tempos de Ford.
Com ele, modelos da empresa, como o Golf, chegaram ao mercado – foi sucesso instantâneo.
Ainda assim, a situação não estava tranquilo. Ele se aproximou do Congresso dos Estados Unidos e conseguiu um empréstimo para injetar na empresa.
Lee Iacocca liderou a empresa para que ela se reerguer. Ao se aposentar, como CEO, em 1992, a Chrysler estava em seu auge.
No livro Where Have All the Leaders Gone? Lee Iacocca revela que pensou em concorrer à presidência dos Estados Unidos em 1988.