Kenneth Cordele Griffin
InvestidoresQuem é Kenneth Cordele Griffin
Kenneth Cordele Griffin é o fundador e CEO do fundo hedge Citadel, um dos maiores fundos de investimentos do setor e que tem um capital de investimento estimado de 25 bilhões de dólares. Kenneth também é conhecido por ser dono da Citadel Securities, uma das maiores referências da área em Wall Street.
A figura de Kenneth Cordele Griffin também é bastante citada em assuntos ligadas à politica e filantropia, sendo que o investidor frequentemente movimenta grandes quantidades de dinheiro em forma de doação.
O investidor está na lista de bilionário da Forbes em 2018.
Ken Griffin ocupa a 172ª posição de homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em 9 bilhões de dólares.
Griffin é formado em economia pela Universidade de Harvard.
Foi em seu período como graduando que seu interesse pelo mercado financeiro surgiu, sendo, em seu segundo ano de curso, formou um fundo hedge.
Como autodidata, Kenneth foi aprendendo e entendendo as complexidades do mercado.
Em 1990, Griffin investiu 4,6 milhões de dólares na criação do fundo Citadel LLC.
Oito anos mais tarde, em 1998, o grupo tinha 1 bilhão de dólares em capital de investimento.
Sob a liderança e gerência de Kenneth o grupo cresceu de forma acelerada. Da mesma forma seu nome teve maior reconhecimento no meio.
Em 2002, ele já figurava na lista de investidores com maior influência dos Estados Unidos. O executivo também apareceu por algumas vezes na lista Forbes 400.
Sua ascensão precoce também chamava atenção de especialistas.
O modelo de gestão e o tratamento com os funcionários sempre foram uma marca de sua gestão, sendo que a Citadel recebeu diversos prêmio ligados ao assunto.
Trajetória de Kenneth Cordele Griffin
Kenneth Cordele Griffin nasceu no dia 15 de outubro de 1968, na cidade de Daytona Beach, estado da Flórida, Estados Unidos.
Griffin teve bastante sucesso em seu período no colegial, sendo que era o presidente do grupo de matemática de sua classe.
Em 1986, no seu primeiro ano na faculdade de economia de Harvard, Kenneth começou a fazer pequenos investimentos após se inspirar em um artigo da Forbes.
Um ano depois ele abriu um fundo hedge voltado na arbitragem de títulos conversíveis.
A iniciativa só foi possível graças a uma ajuda financeira coletiva, no qual amigos e familiares contribuíram.
Para ter sucesso, Griffin instalou um link satélite em seu dormitório de faculdade, o que permitiu que ele acompanhasse o mercado em tempo real.
Antes de se formar, o investidor já administrava dois fundos que somados movimentavam 1 milhão de dólares.
Após concluir o curso, em 1989, o investidor Frank C. Meyer ofereceu um milhão de dólares para que Griffin pudesse investir por conta própria. O retorno da aposta de Frank foi de aproximadamente 70%.
Em 1990, Kenneth lançou o fundo Citadel. Em 1998, o fundo já contava com mais de 100 funcionários e administrava quantias na casa do bilhão.
Nas listas da Forbes 400, Griffin aparecia como um dos mais jovens.
Sendo que em 2004, aos 35 anos de idade, ficou na oitava posição entre os americanos mais ricos com menos de 40 anos no quesito riqueza própria.
Em março de 2015, a Citadel ficou no top 10 de melhores empresas para se trabalhar no mercado financeiro.
As políticas de premiação e lazer implementadas por Kenneth foram grandes responsáveis pela colocação.
Griffin ganhou os noticiários quando doou 150 milhões de dólares no programa de ajuda financeira da Harvard, valor recorde na época.
As posições neoliberais do investidor também são destaque em sua trajetória.
De qualquer forma os investimentos de Kenneth Cordele Griffin seguem se provando efetivos e com alto o retorno, algo que colocam a figura do investidor em destaque.
Fotos de Kenneth Cordele Griffin