Suno Perfis
John Rockefeller

John Rockefeller

Perfil de John Rockefeller

Nome Completo John Davison Rockefeller
Nascimento 08/07/1939
Local de Nascimento Richford, Estados Unidos
Data de Falecimento 23/05/1937
Filhos 5
Nacionalidade Estadunidense
Formação Contabilidade
Ocupação Fundador da Standard Oil Company
Fortuna US$ 1,4 bilhão
Conhecido Como John Rockefeller
Site Oficial https://www.rockefellerfoundation.org/

Quem é John Rockefeller

John Rockefeller é fundador da primeira grande empresa de petróleo da história, a Standard Oil Company. O empresário também foi a primeira pessoa a possuir uma fortuna que passasse da casa do bilhão de dólares, sendo que quando ajustada para os dias atuais, ele se torna o homem mais rico da história. John também é o criador da The Rockfeller Foundation.

Por determinado período, o grupo de John Rockefeller foi responsável por 90% do comércio petrolífero dos Estados Unidos, sua ideia era expandir esse controle em escala mundial através de uma política de globalização de sua empresa e da nova importância que o combustível fóssil estava ganhando na época.

A família Rockefeller é uma das responsáveis por uma revolução que aconteceu na ideia de negócios no século XIX.

E a complexidade de tais alterações interfiram diretamente no que vieram a se tornar as grandes empresas do século XXI, isso vale tanto para o controle que elas têm em relação ao mercado, até seu papel na filantropia.

Desde jovem, John já buscava formas de ganhar seu próprio dinheiro. Muito pela habilidade com números, ele se formou em contabilidade.

Em 1863, junto de outros sócios, incluindo seu irmão Frak Rockefeller, montou sua primeira refinaria. A partir desse ponto, John decidiu seguir carreira no ramo.

Menos de duas décadas depois, era inaugurado a Standard Oil Company.

As práticas da companhia a colocaram rapidamente no topo dos mercados de petróleo e querosene. Muito se deve ao tipo de negociação realizada entre o grupo e as transportadoras.

Outro ponto referente a administração de John é o modo que o empresário lidava com a concorrência.

No geral, ele adquiria ou – caso não quisessem aceitar sua proposta de compra – buscava meios de falir seu adversário. Comprando posteriormente em leilões, por um preço menor.

Na década de 1870, a companhia de Rockefeller refinava 90% do petróleo dos Estados Unidos. Não à toa o grupo é considerado um dos primeiros e principais casos de cartel da história.

Em 1897, John se aposentou do grupo. 14 anos mais tarde, as leis de truste obrigaram o grupo a se remodelar por completo.

Rockefeller faleceu em 1937.

História de John Rockefeller

Foto: Retrato de John Rockefeller/Autor desconhecido

John Davison Rockefeller nasceu no dia 8 de julho de 1839, na cidade de Richford, Estados Unidos.

Mesmo seu pai não sendo presente, ele lhe ensinou a ser “mais esperto que os outros”.

Quando jovem, as duas grandes paixões de John eram a música e os números.

Foi na Central High School de Cleveland, que ele decidiu seguir carreira como contador. Aos 16 anos de idade, conseguiu seu primeiro emprego, como assistente em um escritório.

Nesse período, Rockefeller se tornou um filantropo, uma das ideias e práticas que mais causou impacto vinda do bilionário.

Em 1859, antes de entrar para o ramo do petróleo, abriu um atacado de alimentos em sociedade com seu colega Maurice B. Clark.

Quatro anos depois, John entrou para o ramo do petróleo junto com seu irmão e outros sócios, o negócio se chamava Clark & Rockefeller.

O grupo se aproveitou do fim da guerra civil estadunidense e a expansão para oeste para crescer.

Em 1868, já era a maior refinaria de combustível fóssil do planeta. Dois anos mais tarde, em 1870, lançam a Standard Oil.

O grupo conseguiu o domínio total do mercado em um curto espaço de tempo.

Antes de se aposentar, em 1897, o grupo já havia entrado para o mercado de metal e pretendia se tornar a única responsável pela distribuição de petróleo no mundo.

O poder da empresa criada por Rockefeller chegou ao ponto de ser considerado como invencível.

Em 1911, o governo dos EUA remodelou suas leis contra cartéis. No processo a Standar se dividiu em uma série de empresas para continuar existindo.

Aposentado, John dedicou boa parte do seu tempo em relação a atividades ligadas à promoção social.

Em 1937, o bilionário faleceu prestes a completar 98 anos.

O homem mais rico da história

Foto: Oscar White

Quando John faleceu, em 1937, sua fortuna era de 1,4 bilhão de dólares. O que, na época, representava 1,8 do PIB do Estados Unidos.

Se converter este valor para os dias atuais, Rockefeller seria dono de uma fortuna estimada em 330 bilhões de dólares.

Valor que o colocaria como a pessoa mais rica da história.

Tal riqueza é fruto direto do monopólio sob o petróleo que John Rockefeller teve por quase meio século.

Fotos de John Rockefeller
Sair da versão mobile