John Paul DeJoria
BilionáriosQuem é John Paul DeJoria
John Paul DeJoria é um empreendedor americano do setor de cosméticos. Ele enfrentou dificuldades financeiras durante sua infância e chegou a ser sem-teto quando adulto. Sua fortuna foi estimada em US$ 2,7 bilhões pela revista Forbes 2021.
A principal empresa de John Paul DeJoria, a John Paul Mitchell Systems, foi criada junto com seu amigo Paul Mitchell em 1980. Ambos tinham apenas US$ 700 dólares para abrir o negócio. Ele também foi fundador da fabricante de tequila Patrón, em 1989.
Biografia de John Paul DeJoria
John Paul DeJoria nasceu em Los Angeles, Califórnia, em 13 de abril de 1944. Seus pais eram imigrantes nos Estados Unidos: ele, italiano e ela, grega. O pai abandonou a família quando John Paul DeJoria tinha 2 anos de idade.
Durante sua infância, vendeu vasos de flores, cartões de natal e jornais para ajudar na renda da família. Mais tarde, serviu por dois anos na Marinha dos Estados Unidos.
Na sua vida adulta, DeJoria teve diversos empregos diferentes. Entre as profissões que teve, foi:
- vendedor de enciclopédias de porta em porta, num mercado B2C
- faxineiro
- vendedor de seguros
- frentista
Também trabalhou na indústria de cosméticos, acumulando know-how para sua futura empresa.
Ficou sem ter onde morar por duas ocasiões. A primeira delas, aos 22 anos, quando ele e a esposa se afastaram. DeJoria ficou com o filho do casal, que tinha 2 anos de idade na época, e estava sem dinheiro para o aluguel. Dormiu em seu carro por alguns dias. A outra vez em que dormiu em um automóvel foi logo após iniciar a John Paul Mitchell Systems.
Quer saber como evitar passar aperto nas finanças? Baixe a planilha de planejamento da vida financeira e tenha uma ferramenta útil para se planejar em várias etapas.
Lidando com a rejeição
John Paul DeJoria considera que a experiência que teve como vendedor de porta em porta foi essencial para o seu sucesso, pois o ensinou a lidar com a rejeição.
Isso porque ele relata que dezenas de pessoas lhe batiam a porta, literalmente, antes que encontrasse um cliente disposto a ouvi-lo. Lidar com isso o fez ter resiliência, na sua avaliação, uma qualidade essencial para os negócios.
No início da sua empresa de cosméticos, ele também atuou como vendedor da John Paul Mitchell Systems, indo de salão de beleza em salão de beleza. “Quando 10 portas são batidas na sua cara, vá para a porta 11 com um sorriso no rosto”, disse à revista Entepreneur.
Buscar qualidade e ajudar
Outro conselho que dá a empreendedores é o de desenvolver o produto ou serviço que puder oferecer ao mercado. Então, diz ele, os clientes vão procurá-lo e não será necessário fazer tanto esforço para vender – o sonho da área de vendas de qualquer empresa.
O bilionário se dedica atualmente também à filantropia. Ele acredita que sempre é possível ajudar alguém e que há muitas pessoas necessitadas no mundo. Também, diz que essa é uma atitude que ajuda nos negócios. “Ao ajudar os outros, você está criando futuros consumidores e criando lealdade perante seus funcionários”, disse em entrevista à rede CNBC.
A história da vida de John Paul DeJoria foi contada no documentário Good Fortune (“boa sorte”, em tradução livre para o português), de 2017.
Também quer abrir um negócio como fez John Paul DeJoria? Clique aqui e veja como conseguir um financiamento empresarial.
Fotos de John Paul DeJoria