John Nash
EconomistasQuem é John Nash
John Nash foi um matemático que trabalhou com teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais.
O matemático John Nash ganhou um Nobel em economia no ano de 1994. Na época, dividiu o prêmio com om Reinhard Selten e John Harsanyi.
Tido como um gênio da matemática, a vida de Nash virou filme. Com o título de Uma Mente Brilhante, o longa concorreu a oito Oscars – venceu quatro.
Além do Oscar, Uma Mente Brilhante teve destaque no Globo de Ouro, com quatro vitórias, e além de conquistas no Bafta e MTV Movie Awards.
Como matemático, John Nash dedicou-se a lecionar, principalmente na Princeton University.
Trajetória de John Nash
Desde criança, John Forbes Nash, que nasceu no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, mostrou aptidão para ciências, realizando experiências em casa.
Também foi uma criança que gostava de trabalhar sozinha. Mas seu brilhantismo já era notado pela família.
Começou a vida acadêmica na Carnegie Mellon University, estudando engenharia química.
Em seguida, mudou o curso para matemática. Na mesma instituição, fez também seu mestrado na área.
Em 1948, após concluir os estudos, trabalhou em um projeto desenvolvido para a marinha dos Estados Unidos.
Conquistou o PhD em matemática na Princeton University em 1950. Na época, ganhou uma bolsa de estudos. A bolsa foi determinante na escolha do colégio onde estudaria, visto que foi cortejado por outras escolas, como Harvard.
A tese tinha elementos que mais tarde seriam chamados de Equilíbrio de Nash.
O trabalho mais famoso do matemático também recebe seu nome: o Teorema da Imersão de Nash.
Depois de Princeton, foi dar aulas no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Trabalhou no instituto de 1951 a 1959.
Em 1958, John Forbes Nash começou a mostrar de esquizofrenia. Ele e a esposa morreram em 2015, em um acidente de carro.
Com a melhora em relação aos indícios da doença, tornou-se professor de Princeton.
Baseado no livro biográfico A Beautiful Mind, que conta a vida de Nash, em 2011 foi lançado o filme Uma Mente Brilhante, vencedor de quatro Oscars. O filme arrecadou mais de US$ 300 milhões em todo o mundo.
Frases de John Nash
John Nash ganhou um Nobel em economia em 1994. Considerado brilhante, ele também foi reconhecido com Prêmio Teoria John von Neumann e Prêmio Leroy P. Steele.
Entre suas frases estão: “É somente nas misteriosas equações do amor que qualquer lógica ou razão pode ser encontrada. Você é a razão de eu estar aqui hoje, você é a razão de eu existir, você é todas as minhas razões”.
“”Talvez seja bom ter uma mente bonita, mas um dom ainda maior é descobrir um coração bonito”.
“Eu sempre acreditei em números, nas equações e em lógicas que levam à razão. Mas depois de uma vida inteira a persegui-los, pergunto: O que é verdadeiramente lógico? Quem decide o que é racional?”
Em 2010, John Nash esteve na Universidade de São Paulo, durante o encontro da Sociedade Brasileira de Teoria dos Jogos em Comemoração aos 60 anos da Teoria do Equilíbrio de Nash.
Fotos de John Nash