John Hancock
ExecutivosQuem é John Hancock?
John Hancock é um empresário australiano e filho de Gina Rinehart, a mulher mais rica da Austrália. Além disso, seu avô era o magnata Lang Hancock, atuante no setor da mineração. Com isso, John e suas irmãs possuem participação relevante em um fundo com grande exposição à companhia de mineração Hancock Prospecting.
John Hancock também é administrador de um fundo de investimento próprio, apresentando essa proximidade do mundo dos negócios e empreendedorismo. Do mesmo modo, ele é consultor da Lind Partners LLC, se tornando conhecido nesse segmento.
Por conta de todos esses negócios que John Hancock participa, sobretudo por conta do fundo Hope Margaret Hancock Trust, acabou construindo um patrimônio pessoal bilionário, entrando para o seleto grupo dos 10 dígitos em patrimônio. Até maio de 2021, o fundo em questão tinha uma participação de cerca 23,45% na Hancock Prospecting, sendo esta a principal fonte da riqueza de John.
A trajetória de vida de John Hancock
John Langley Hayward nasceu em 1976 na Austrália. Seus pais são Gina Rinehart e Greg Milton, este que mudou seu nome depois para Greg Hayward.
Ele é o filho mais velho, dentre outras três irmãs que ele possui: Bianca, Hope e Ginia. Além disso, de modo a fazer uma homenagem a seu avô, John se tornou John Hancock, acrescentando esse último sobrenome e retirando o “Rinehart” quando ele tinha 27 anos.
Em seus estudos, John fez parte da renomada escola Phillips Academy, que fica localizada em Andover, Massachusetts, nos Estados Unidos. Do mesmo modo, ele é mestre em administração de empresas, especialização que realizou na “University of Notre Dame”.
A relação com Gina Rinehart
No ano de 2011, começou uma disputa judicial que marcou a história da família. Com isso, Hope Welker e Bianca Rinehart, juntamente com John Hancock, começaram uma batalha legal com sua mãe Gina Rinehart, por conta de operações feitas em um fundo. Isso acabou gerando muitas divergências entre os que estavam envolvidos.
Ele e as irmãs tinham o intuito de destituir o cargo de curadora do fundo fiduciário familiar que era de seu avô, que acabou falecendo. Com isso, eles entraram com uma ação na Suprema Corte de New South Wales e acabaram conseguindo, por decisão judicial, que Gina Rinehart perdesse o cargo de curadora, para que entrasse Bianca Rinehart em seu lugar.
O fundo Hope Margaret Hancock Trust foi estabelecido no ano de 1988 por Lang Hancock, avô de John Hancock e também marido de Hope Hancock. Nesse sentido, Gina havia sido designada para gerenciar os bens de John e suas três irmãs, antes mesmo desse processo judicial ter começado.
Lang Hancock foi um explorador de minério de ferro. Mesmo que Lang tenha criado a Hangop Prospecting, foi a filha Gina que auxiliou para que sua companhia não entrasse em falência. Assim, ela acabou ajudando o avô de John Hancock a mudar a realidade da empresa, que se tornou uma das maiores no segmento em que atua.
Reconhecimento de John Hancock
Apesar de todo esse processo legal e das discordâncias que se geraram na família que ficaram por anos estampadas nas manchetes dos jornais, John Hancock conseguiu manter uma relação relativamente amigável com sua mãe. O caso terminou em 2015 e nunca contou com o apoio de Ginia, a irmã mais nova de John.
John Hancock esteve pela primeira vez na Financial Review Rich List no ano de 2020. Além disso, ele entrou no ano de 2017 pela primeira vez na lista da Forbes das 50 pessoas mais ricas da Austrália, por conta da fortuna que acabou constituída junto de suas irmãs. Atualmente casado com Gemma, John tem 3 filhos: Georgia, Jasmine e Zara.
Junto com sua família, ele possui residência em Whistler, Canadá. Segundo a revista Forbes, o seu patrimônio líquido atual é de US$ 1,6 bilhão.
Ao todo, o valor da família Rinehart é de US$ 40 bilhões, de modo que é a família mais rica da Austrália. Assim, a fonte principal de riqueza da família vem justamente da gigante de mineração Hancock Prospecting Group, grupo que inclui também a Roy Hill e Atlas Iron.
O que achou da trajetória de vida de John Hancock? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.