Joe Biden
Quem é Joe Biden?
Joe Biden é o 46º presidente dos Estados Unidos. Eleito em 2020, em uma eleição extremamente disputada contra o republicano e presidente da época, Donald Trump, Joe se tornou o presidente norte-americano mais votado da história, em números absolutos. Sendo que Biden já foi vice-presidente nos dois mandatos do Democrata Barack Obama.
Além do cargo como presidente e vice, Biden tem uma longa carreira como político nos Estados Unidos. Durante 36 anos, Biden foi Senador, pelo estado de Delaware.
Formação de Joe Biden
Em 1942, Joseph Robinette Biden Jr. nasceu. Seus pais, Joseph Biden e Catherine Eugenia moravam na Pennsylvania, contudo, após a segunda grande guerra mundial, os Estados Unidos mergulharam em uma recessão, fato que culminou no desemprego de diversos americanos, como de Joseph Biden. Na época, Joseph trabalhava em uma companhia de petróleo, a Amoco. Pouco tempo após sua saída da empresa, a família Biden se mudou para Delaware.
Estado, no qual Joe Biden iniciaria sua carreira como político. Nesse sentido, em Delaware, Joseph Biden conseguiu um emprego como vendedor de carros usados.
Jovem, Joe Biden tinha um apreço pelos esportes, se destacando no futebol americano. Com suas habilidades no esporte, Biden conseguiu ajudar a equipe do colégio a alcançar uma temporada invicta no campeonato estadual.
Porém, quando o assunto eram os estudos, Joe não apresentava a mesma performance do que aquela apresentada nos campos.
Em 1964, quando estava estudando Ciência Política e História na Universidade de Delaware, Joe e seus amigos fizeram uma viagem para Bahamas. Nesta viagem, Joe encontrou Neilia Hunter, sua primeira esposa.
Após se formar em Delaware, Biden resolveu cursar Direito, na mesma universidade de Hunter, em Syracuse.
Dentro do curso de Direito, Biden acabou sendo reprovado no primeiro ano, devido à suspeita de plágio em um de seus trabalhos. Das 15 páginas do trabalho, 5 apresentavam plágio. Mas, Joe alega que o plágio, na verdade, foi um erro de citação.
Formado como advogado
Com o diploma de advogado, Joe Biden fez o Exame da Ordem e passou. Assim, em 1969, Biden deu início a sua carreira como advogado, trabalhando como defensor público.
Em seguida, Joe começou a trabalhar em um escritório de advocacia. Sendo que ali, um dos advogados, que era um Democrata, lhe convidou a se filiar ao partido.
Observando que a vida de advogado não estava lhe proporcionando dinheiro e felicidade, Biden resolveu entrar na política e se candidatou à Assembleia Legislativa de Delaware.
Carreira Política
Em sua primeira disputa, Biden mostrou potencial e ganhou as eleições, entrando para a assembleia.
Contudo, Joe não largou o direito. Entre 1970 a 1972, Biden se manteve nas duas funções, de político e advogado.
Desse modo, observando as possibilidades de concorrer a cargos maiores e mais importantes, Joe resolveu disputar as eleições e concorrer a uma vaga no senado.
Porém, em sua primeira disputa ao senado, Biden teria que enfrentar um forte candidato, que tinha o apoio do presidente da época, Richard Nixon.
Por meio do apoio de sua família, Biden, munido de poucos recursos, resolveu intensificar uma campanha “boca a boca”, conversando diretamente com os eleitores.
Entre as pautas defendidas por Biden, havia o fim da guerra do Vietnã, redução de impostos e ampliação dos direitos civis.
Ao fim, Joe venceu a disputa por uma margem pequena de votos. Apenas 3.162 votos era a diferença.
Sendo que o senador, por Delaware, acabou vencendo mais 5 disputas pelo cargo, permanecendo 6 mandatos como senador. Mas as ambições de Biden não acabaram por aí, ele queria mais.
A busca pela presidência
Com forte presença no partido Democrata, Biden tinha um caminho “natural” a seguir. Se candidatar à presidência dos Estados Unidos.
Então, em 1988, Biden se lançou na disputa pelo cargo máximo da política norte-americana. No início, a campanha mostrava ótimos sinais, recebendo bons volumes financeiros de doações. Contudo, a campanha acabou sofrendo com brigas internas e por fim, com um discurso plagiado.
Neste discurso em questão, Biden utilizou de partes inteiras de outro discurso realizado por um político britânico. Novamente, Joe menciona que o erro foi deixar de citar o autor, porém, o estrago já estava feito.
Desse modo, com o plágio na época da faculdade e o atual, a campanha de Joe acabou perdendo força e ele deixou de se candidatar.
Após todo esse desgaste sofrido na tentativa de se tornar presidente, Biden tentou levantar sua candidatura mais uma vez. Ao fim do governo Bush, em 2008, Joe estava confiante que este era o momento para se tornar presidente.
Porém, as intenções de voto para sua campanha não saíram dos 10%, enquanto outro candidato Democrata, Barack Obama, tinha mais intenções e consequentemente acabou se tornando o candidato do partido.
Considerando o bom relacionamento que Obama e Biden tinham, o candidato à presidência, convidou Joe para ser o seu vice, e então, Biden concorreu a presidência, mas como vice de Obama.
Dessa maneira, Barack Obama e Joe Biden formaram uma grande dupla, tirando os Estados Unidos da crise imobiliária e melhorando os indicadores econômicos do país.
Problemas e tragédias pessoais
Ao longo de sua vida, Joe Biden sofreu com problemas e tragédias pessoais. Ainda quando criança, Biden tinha problemas de fala. Sendo que a gagueira era o centro dos problemas. Em uma entrevista em 2020, Biden falou da gagueira e como ela surge. Segundo Joe, quando ele se sentia muito cansado, a gagueira, ocasionalmente, surge.
Já a primeira tragédia pessoal de Joe, aconteceu pouco tempo antes do político assumir o seu posto como senador.
A sua esposa Neilia e seus três filhos, Hunter, Naomi e Beau, saíram para fazer compras de natal, quando o carro onde os quatro estavam colidiu contra um caminhão. No acidente, Neila e Naomi morreram e Hunter e Beau sobreviveram.
Com a forte dor da perda e observando a necessidade de cuidar de seus filhos, Joe cogitou em desistir do senado, porém, o presidente do senado, na época, fez Biden mudar de ideia.
Assim, para permanecer perto dos filhos e realizar o trabalho como senador, Joe resolveu manter sua moradia em Delaware, perto dos seus pais e ir de trem, todos os dias para Washington.
Depois de 5 anos da tragédia envolvendo sua primeira esposa e filha, Biden se casou com a atual esposa, Jill Tracy.
Jill era professora e doutora em Educação. Os dois se conheceram em um “encontro às cegas”, promovido pelo irmão de Joe. Dessa maneira, em 1981, fruto da relação de Joe e Jill, nasceu Ashley.
Logo após desistir de se candidatar a presidente em 1988, Biden descobriu que tinha dois aneurismas no cérebro. Devido a tal gravidade, Biden teve que ser operado. Apesar do susto, Joe se recuperou bem e não teve sequelas.
Por fim, em 2015, Biden voltou a sofrer, devido à morte do seu filho mais velho, Beau. Ele morreu devido a um câncer no cérebro.
Finalmente Presidente
Após dois mandatos como vice-presidente de Barack Obama, Biden não voltou a se candidatar a cargos públicos, mas permaneceu atuando na política, ao lado do partido Democrata.
Assim, em 2019, após 3 anos do governo do Republicano Donald Trump, Biden resolveu entrar na disputa, para se candidatar a presidente dos Estados Unidos nas eleições de 2020.
Desse modo, Biden acabou ganhando as eleições e se tornou o 46º presidente dos Estados Unidos. A eleição foi muito disputada, sendo que o vendedor recebeu a maior quantidade de votos absolutos da história das eleições norte-americanas.
Reeleição Cancelada
Para 2024, a disputa pela reeleição estava engatilhada, mas devido a sua performance ruim no debate contra Donald Trump em 27 de junho, boa parte do partido Democrata, viu grande risco em manter Biden como candidato. Assim, a pressão pela desistência do atual presidente cresceu e se tornou insustentável.
Além disso, muitos eleitores ficaram com dúvidas sobre as condições de Joe Biden, que está com 81 anos. Desse modo, Joe acabou desistindo da reeleição e resolveu apoiar a candidatura de Kamala Harris para as eleições de 2024.
Fotos de Joe Biden