Joaquim Paiffer
InvestidoresQuem é Joaquim Paiffer
Joaquim Paiffer é presidente do conselho e sócio da Atompar e gestor da Paiffer Management. Joaquim ganhou evidência nos últimos tempos após a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) condena-lo por manipular os valores das ações da Petrobras e da Vale.
Além deste caso, Joaquim Paiffer é conhecido por sua atuação como trader e por ter trabalhado em empresas que atuam no mercado financeiro.
Joaquim é formado em administração de empresas e desde o início de sua carreira trabalha em instituições financeiras.
Destaque para seu período na Inepar Industria e Construções e como responsável pele Paiffer Management.
Desde 2015, Joaquim se dedica a Atompar, negócio na área de trading do mercado financeiro e que fundou junto de sua irmã, Carol Paiffer.
Além disto, Joaquim é conhecido por caso em que é acusado da prática de Spoofing.
Trajetória de Joaquim Paiffer
José Joaquim Paiffer nasceu no ano de 1981, na cidade de Campinas, Brasil.
Em 2004 iniciou a graduação em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). Dois anos depois, Joaquim decidiu mudar para Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde se graduou em administração em 2011.
Um dos motivos que o fez mudar de faculdade foi que, em 2006, Kim Paiffer iniciou sua carreira na Gradual investimentos, empresa que trabalhou por mais de quatro anos.
Após o periodo na Gradual, Joaquim iniciou a Paiffer Investimentos, seu primeiro negócio voltado para o mercado financeiro.
No início de 2012, Joaquim assumiu o posto como membro do conselho de administração Inepar Indústria e Construções, após ele e sua irmã, Carol Paiffer, adquirirem o grupo.
Na época, o empresário era um dos principais responsáveis por assuntos da empresa ligados à bolsa de valores.
Ainda em 2012, Paiffer foi nomeado diretor de gestão da J.P Tuchê, maior Asset Management existente no interior de estado de São Paulo. O executivo está nessa posição há mais de sete anos.
No final de 2015, no processo de transição da Inepar para Atom Participações S.A (ATOM3), o executivo assumiu os cargos de CEO e presidente do conselho de administração da empresa.
Joaquim ganhou destaque em 2018, quando teve seu nome ligado a uma investigação na CVM.
Joaquim Paiffer e o Spoofing
No início de 2018, a CVM acusou Joaquim de estar manipulando os valores das ações de Petrobras e Vale.
A investigação do órgão regulatório apontou que entre os anos de 2013 e 2014, o investidor e sua gestora induziram a compra e venda de valores expressivos dessas empresas, prática que interfere no valor real dos títulos.
Na ocasião, Joaquim foi condenado a pagar R$ 684 mil, enquanto a Paiffer Management sofreu multa de R$ 1,7 milhão.
O nome de Joaquim Paiffer ganhou destaque na mídia por conta do spoofing. Para entender como funciona a prática criminosa de spoofing, leia o artigo da Suno sobre o tema.
Fotos de Joaquim Paiffer