Biografia de Jim O’Neill
Quem é Jim O’Neill
Jim O’Neill é o ex-presidente da Goldman Sachs Asset Management e o economista responsável por criar o termos BRICS, sigla para representar países emergentes em desenvolvimento econômico rápido, como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Jim O’Neill também tem passagem pela política, onde ocupou o posto de Secretário do Tesouro do ex-Primeiro Ministro do Reino Unido David Cameron. Renunciou ao posto em 2016.
Atualmente, Jim O’Neill é professor honorário do departamento de economia da University of Manchester.
Trajetória de Jim O’Neill
Terence James O’Neill nasceu em 17 de março de 1957, em Manchester, na Inglaterra. O’Neill é formado em economia pela Sheffield University.
Também pela Sheffield University conquistou seu mestrado na área econômica. No campo dos estudos, Jim tem também phD pela University of Surrey.
Após terminar o phD, começou a trabalhar no Bank of America. Três anos mais tarde, mudou para o Marine Midland Bank – na instituição financeira, atuou como economista para a divisão internacional da empresa.
Em 1988, Jim O’Neill migrou para Swiss Bank Corporation.
A trajetória na Goldman Sachs Asset Management teve início em 1997. Em 2001, foi alçado ao cargo de chefe de pesquisa em economia global.
Foi neste ano que Jim O’Neill lançou a teoria e a nomenclatura BRIC, que se referia aos países que estavam em rápido desenvolvimento econômico e não eram potências globais. Inicialmente compunham o grupo Brasil, Rússia, Índia e China. Posteriormente, foi adicionado o S, que era a letra representante da África do Sul.
O economista acreditava que essas nações emergentes eram o futuro.
O cargo de presidente da Goldman Sachs veio em 2010. Na época, ele foi responsável por gerenciar mais de US$ 800 bilhões em ativos. O prestígio foi tanto que, em 2011, ele foi eleito uma das pessoas mais influentes da Bloomberg Markets.
Em 2013, Jim O’Neill se aposentou e deixou a Goldman Sachs. Aos sair da empresa, passou a compor o quadro de conselheiros de outras instituições, como QFINANCE Strategic Advisory Board e Bruegel.
Já em 2014, o ex-Primeiro Ministro do Reino Unido David Cameron escalou Jim para ser Secretário do Tesouro. Mesmo após a saída de David, Jim manteve o cargo no governo de Theresa May.
Jim O’Neill renunciou ao posto em 2016.
Dois anos depois, Jim O’Neill publicou a obra sem tradução para o português Superbugs: an Arms Race Against Bacteria em parceria com Anthony McDonnell e Will Hall.
Por sua influência na economia global, Jim O’Neill foi condecorado com títulos pela University of Sheffield, City University London e Institute of Education of the University of London.
Embora o BRICS seja o termo criado por Jim O’Neill, ele também foi responsável por popularizar, em 2013, a sigla MINT (México, Indonésia, Nigéria e Turquia. Ele acredita que esses países são as próximas quatro potências emergentes.
Jim O’Neill teve grande carreira no Goldman Sachs Asset Management. Quer saber mais sobre o mercado financeiro? Clique e leia o artigo da Suno sobre o assunto.