Biografia de Jesse Livermore
Quem é Jesse Livermore
Jesse Livermore é um dos maiores nomes da história de Wall Street, onde atuou como investidor no início do século 20. Inicialmente, Livermore realizava operações curtas de venda e compra.
Jesse Livermore saiu de casa aos 14 anos apenas com alguns dólares e, poucos anos depois, acumulava uma fortuna de mais de US$ 100 milhões. Entre os homens da sua área, era um dos mais ricos.
Durante sua trajetória profissional, Jesse Livermore faliu algumas vezes, mas sempre se recuperou. Ele morreu na década de 1940, após cometer suicídio. O que fato que levou Livermore a tirar a própria vida nunca ficou claro.
Seu legado como especulador está eternizado no livro Como Negociar Ações, que não tem tradução para o português do Brasil.
Trajetória de Jesse Livermore
Jesse Lauriston Livermore, é considerado por muitos o maior nome da história de Wall Street. Ele foi o especulador mais famoso durante o tempo que em que atuou no mercado no século 20.
Livermore nasceu em 1877, em Shrewsbury, no estado de Massachusetts nos Estados Unidos. Ele foi o terceiro filho de seus pais, fruto de uma gravidez não planejada. Aprendeu a ler e escrever com 3 anos de idade e, aos 5, lia jornais, inclusive as páginas de finanças.
Aos 14 anos, seu pai o tirou da escola para que arrumasse dinheiro trabalhando em uma fazenda. Mas persuadiu o carroceiro que o levava a mudar o caminho e parou em numa corretora em Boston, onde conseguiu arrumar emprego por aparentar ser mais velho.
Ganhando um salário de apenas US$ 5 dólares, ele começou a investir em ações. Com talento natural, em pouco tempo se tornou um investidor bem sucedido. Quando começou a carreira, atuava com operações curtas de compra e venda.
Operando com essa estratégia, antes dos 20 anos de idade, Jesse Livermore já havia acumulado e perdido fortuna por cerca de quatro vezes.
A partir disso, resolveu reformular seu método e encontrou uma nova maneira para atuar com tendências. Com a nova forma de atuar, ganhou novamente muito dinheiro e se tornou um dos profissionais mais ricos de Wall Street.
A estratégia de Jesse Livermore funcionava da seguinte maneira: ele analisava pontos de reversão e, quando o mercado chegava em determinado ponto, ia na direção contrária.
Independentemente de o mercado financeiro estar em um bom momento ou em crise, o especulador atuava vendendo ou comprando. Seguia o preço e se movia com ele para o lado que oferecia menor resistência.
Jesse Livermore além de Wall Street
Jesse Livermore foi casado três vezes e teve dois filhos. Ele se suicidou em 28 de novembro de 1940. Os motivos que levaram o investidor a tirar a própria vida nunca foram esclarecidos.
Contudo, os ensinamentos de Livermore, considerado uma lenda em Wall Street, ficaram eternizados no livro Como Negociar Ações, que ainda não tem tradução para o mercado brasileiro.
A obra foi escrita em 1939 como sugestão de seu filho e foi publicada em 1940, poucos meses antes de sua morte. Na época, o conteúdo foi rechaçado em decorrência do desinteresse do mercado, que vivia momentos de tensão por conta da Segunda Guerra Mundial.
Jesse Livermore é um dos nomes que tornaram a Wall Street, em Manhattan, um local icônico. É nesta rua onde está localizada a Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE) e os escritórios das maiores instituições financeiras do mundo. Em um artigo sobre Wall Street, a Suno conta como funciona a relevante comunidade financeira.