Jerome Cadier
ExecutivosQuem é Jerome Cadier
Jerome Cadier é o CEO da companhia área Latam no Brasil. O empresário ocupa o cargo desde o início de 2017, sendo que desde 2013 faz parte do grupo. Sob sua gestão o grupo voltou a ter um trimestre de crescimento, após 10 períodos seguidos de perda. O que, embora seja uma conquista, não salva a Latam de períodos difíceis no mercado.
Um dos maiores desafios que Jerome Cadier encontra no cargo é fazer com que ela tenha vantagem competitiva mesmo em meio a crise financeira do país. Isso porque a Latam vem perdendo seguidamente marketshare no mercado nacional.
Cadier é formado em engenharia industrial. Ele também possui especialização em administração, título que conseguiu nos Estados Unidos.
Antes da história de Jerome Cadier na companhia aérea começar, o executivo passou por alguns outros setores.
Após concluir a graduação, na década de 90, se mudou para os EUA. Lá ele ingressou em um negócio de consultoria empresarial.
Em 2003, voltou ao Brasil como contratado pela Whirlpool Corporation. Na época assumiu o cargo de alto escalão da multinacional.
No início de 2013, a Latam Airlines Brasil contratou Jerome Cadier como vice-presidente sênior de marketing.
Jerome permaneceu por mais de quatro anos na função.
Em maio de 2017, Cadier se tornou CEO da Latam no Brasil. Na ocasião ele substituiu a empresária Claudia Sender, que passou a ser vice-presidente sênior de clientes.
Os números do final de 2017 apresentaram crescimento, algo que não acontecia há tempos na holding.
Ainda assim, os desafios de Jerome na função são vários. Entre eles fazer a empresa evoluir sua relação com o cliente.
Biografia de Jerome Cadier
Jerome Cadier nasceu no ano de 1972, na cidade de São Paulo, Brasil.
Antes de entrar na faculdade, o jovem cumpriu serviços militares ao exército brasileiro.
Em 1994, ele se formou engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP.
Um ano depois se mudou para os Estados Unidos. Lá ele trabalhou por oito anos na empresa de consultoria McKinsey & Company.
Também na década de 90, ele adquiriu, em 1999, seu MBA na Northwestern University.
Em fevereiro de 2003, ele se tornou vice-presidente sênior da área de marketing da Whirlpool Corporation no Brasil. Grupo que é a maior fabricante de eletrodomésticos do mundo.
O empresário ficou na holding por pouco mais de uma década.
No ano de 2013, Cadier se tornou parte do grupo Latam.
Como vice-presidente sênior de marketing da companhia área. Ele trabalhou tanto em seu país de nascença como no Chile, onde tinha a missão de melhorar áreas de serviço e digital da holding.
Em maio de 2017, Jerome se tornou CEO da Latam no Brasil.
Objetivos de Jerome Cadier
Entre as missões que o empresário tem no cargo de liderança da maior companhia área do país, está a de colocar o negócio em um novo patamar na era da tecnologia, sem que isto interfira de forma brusca no orçamento.
Visando isto, sua gestão vem implementando uma série de mudanças nas estruturas da empresa.
A ideia é buscar formas de possibilitar que o “passageiro de turismo”, público que mais foi afetado pela instabilidade econômica, retorne a utilizar os serviços da Latam.
Para isto, estão sendo implementadas mudanças nos serviços prestados pela empresa, além de diminuição de tarifas. O movimento é igual ao que as concorrentes tem feito com os mesmos objetivos.
Outro foco de Jerome Cadier à frente da multinacional é relacionado a evolução do setor digital da empresa, algo que contribuiria na amenização da crise financeira que o setor passa.
Jerome Cadier e o caso Multiplus
Em setembro de 2018, a Latam, presidida por Jerome Cadier, anunciou o fechamento de capital da sua companhia de fidelidade, a Multiplus. O assunto foi controverso porque a decisão da Latam veio após o presidente da Multiplus. Roberto Jose Maris de Medeiros, afirmar em diversas entrevistas que isso não aconteceria.
Dessa forma, os sócios minoritários foram pegos de surpresa. Além disso, a oferta foi feita em uma conjuntura de mercado na qual o preço das ações estavam em sua baixa histórica. Isso porque a empresa estava com resultados fracos, já que sua receita financeira é afetada pelos juros, que estavam nos menores patamares da história, e por causa da volatilidade das eleições.
Por último, quando a Latam anunciou o fechamento do capital da Multiplus, um escândalo com os minoritários, a empresa também anunciou o fim do contrato entre as empresas com 10 anos de antecedência, o que ajudou a derrubar o valuation futuro da empresa feito pelo modelo DCF. Sabendo de tudo isso com antecedência, Jerome Cadier foi um dos responsáveis pelo que ficará conhecido na história da bolsa de valores como o “escândalo da OPA da Multiplus”
Fotos de Jerome Cadier