Biografia de James Heckman
Quem é James Heckman
O norte-americano natural de Chicago, James Heckman, é um economista, pesquisador e ganhador do prêmio Nobel na área econômica em 2000.
James Heckman ganhou a honraria por seu trabalho voltado para a área da microeconomia. Ele ajudou a afastar os obstáculos que impediam a utilização das técnicas empíricas tradicionais da econometria nas empresas.
Ele observou que os aspectos das amostras seletivas refletiam apenas a uma parte do universo possível. E isso é um problema, de acordo com seu trabalho.
Trajetória de James Heckman
James Joseph Heckman é nascido em Chicago, no estado de Illinois, em 1944.
O vencedor do Nobel é formado em matemática pelo Colorado College. Depois, conseguiu um doutorado na Princeton University.
Durante o curso, trabalhou no Council of Economic Advisers. Depois, foi professor na Columbia University.
Poucos anos mais tarde, no início da década de 1970, migrou para o quadro de professores da University of Chicago.
Lá, foi o diretor do Centro de Pesquisas Econômicas do departamento de economia.
Ainda que fosse docente da University of Chicago, James Joseph Heckman lecionou como convidado nas universidades de Yale, Columbia, Nova York, entre outras.
Fora dos Estados Unidos, ensinou microeconomia na University College London entre 2004 e 2008. Entre 2005 e 2014, também atuou na University College Dublin.
Ganhador do prêmio Nobel de economia em 2000, Heckman já foi condecorado com outras honrarias.
Quando não havia completado nem 40 anos de idade, por exemplo, ganhou a medalha John Bates Clark, oferecida pela American Economics Association. Isso foi em 1983.
Na área da educação, em 2014, foi construído o Center for the Economics of Human Development (CEHD), da University of Chicago. James foi o primeiro diretor da instituição.
Uma das curiosidades sobre a visão política de Heckman, é que, durante a crise do mercado imobiliário dos Estados Unidos em 2008, o subprime, ele foi um dos economistas que não apoiou que o governo do país socorresse financeiramente os bancos.
As pesquisas de James Heckman são postas em prática hoje em campos como análises dos impactos das políticas sociais ou de emprego – estudos de mercado em que as empresas apoiam as suas campanhas de marketing.
Também é aplicado em investigações sobre as reações dos agentes econômicos a riscos como o financeiro, compreensão dos resultados de inquéritos e estudos de opinião. Em todos esses campos passou a ser possível o uso de métodos empíricos rigorosos.
Atualmente, James Heckman é professor da University of Chicago, professor e pesquisador de direito na American Bar Foundation e pesquisador do National Bureau of Economic Research.
Entre os trabalhos que James Heckman escreveu, destacam-se The Estimation of Income and Substitution Effects in a Model of Family Labor Supply e A Method of Minimizing the Impact of Distributional Assumptions for Duation Data.