Ivan Monteiro
ExecutivosQuem é Ivan Monteiro
Ivan Monteiro é o CEO da Petrobras, maior estatal brasileira e empresa em que atua desde 2015, quando foi contratado como diretor financeiro da multinacional. Ele é um dos responsáveis em tentar reverter o cenário de crise que se instaurou na empresa desda a divulgação da investigação referente à Operação Lava Jato, realizada pela Polícia Federal. Ivan também fez carreira trabalhando no Banco do Brasil.
A entrada de Ivan Monteiro surtiu efeito imediato nas ações da estatal. As ações ordinárias tiveram um aumento de 5,83%, já as preferenciais subiram 8,48% no dia do anúncio.
A confiança do mercado em relação à figura do novo presidente da empresa se deve ao fato de que uma das principais características de Monteiro está relacionada a sua preocupação com acionistas e seu histórico no Banco do Brasil.
Não à toa, o principal objetivo de curto prazo do diretor da Petrobras é trazer uma imagem de credibilidade para a imagem arranhada da multinacional.
Monteiro é formado em engenharia eletrônica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações e têm pós-graduações na área pela PUC e Ibmec.
Trabalhou boa parte da carreira no Banco do Brasil, chegando à vice-presidência de Finanças, Mercado de Capitais e Relações. Ivan também já foi cotado para assumir a presidência da instituição.
Encerrou em 2015 sua passagem pelo banco.
O engenheiro de formação também tem ou teve presença nos conselhos administrativos de outras grandes empresas, como: Ultrapar, Mapfre, CPLF Energia e Votorantim.
Ivan entrou em 2015 na Petrobras, como diretor financeiro, a convite de Aldemir Bendine. Presidente da estatal na época. Bendine foi preso na metade de 2017 acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.
Ivan Monteiro é o responsável por devolver credibilidade e aumentar o faturamento da Petrobras.
Carreira de Ivan Monteiro
Ivan de Souza Monteiro nasceu em 1960 na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas.
Após completar o ensino médio, se graduou como engenheiro eletrônico pelo Instituto Nacional de Telecomunicações, em Minas Gerais e se especializou na PUC e no Ibmec, ambas no Rio de Janeiro.
A maior parte de sua carreira foi construída no período em que atuou no Banco do Brasil.
Como homem de confiança de Pedro Bendine, então presidente do BB, chegou a ser diretor financeiro da instituição. Cargo que ficou de durante aproximadamente seis anos, de 2009 até 2015.
Os bastidores apontavam Monteiro como um dos prováveis candidatos à presidência do Banco após a saída de Bendine para Petrobras. Porém, em 2015, ele seguiu Bendine para estatal. Empresa em que assumiu o cargo de diretor financeiro.
Durante seus três primeiros anos na multinacional, Ivan viveu um turbilhão de acontecimentos.
Em maio de 2016, Brendine renunciou o cargo de liderança da estatal. Um ano depois, em 2017, ele seria preso na 42ª fase da Operação Lava Jato, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.
Na metade de 2016 Pedro Parente assume a presidência da Petrobras. Figura de renome no mercado, escolhido para recuperar a imagem da empresa. Porém, a política de preços implementadas em sua gestão fizeram com que no primeiro semestre de 2018 explodisse a “Greve dos Caminhoneiros”.
Evento que fez com que Parente pedisse demissão do cargo em junho de 2018.
Ivan Monteiro então foi escolhido como 37° presidente da estatal. Seu histórico no BB e empresas como Ultrapar, Mapfre, CPLF Energia e Votorantim e suas semelhanças com Parente , quando o assunto é mercado, foram fatores determinantes na escolha de seu nome para o cargo.
Fotos de Ivan Monteiro